...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

Contribuições (2028)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Lycorea halia discreta

    Borboleta da espécie Lycorea halia discreta encontrada em região de borda de um fragmento de Mata (...)

    Publicado em 05/09/2022

    1150 visualizações

    0 comentário

  • Moscas necrófogas

    Se ampliar a foto vai perceber que existe 4 espécies diferentes de moscas em atividade, no (...)

    Publicado em 30/04/2026

    210 visualizações

    0 comentário

  • Aranha caranguejeira

    Aranha caranguejeira encontrada na Serra dos Cavalos, Caruaru, Pernambuco.

    Publicado em 28/09/2022

    924 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta

    Foto 100% natural (sem filtro). Bairro: Cordeiro (zona oeste do Recife). Junho de (...)

    Publicado em 07/06/2020

    929 visualizações

    1 comentário

  • Onde está o bicho?

    Encontrou? Uma dica. Ele está de cabeça para baixo. Procure as antenas finas e compridas. Depois, (...)

    Publicado em 28/03/2020

    1428 visualizações

    0 comentário

  • Baúna-de-fogo

    Baúna-de-fogo é uma espécie de "peixe-vermelho, da família Lutjanidae, que pode ser encontrado em (...)

    Publicado em 27/01/2026

    270 visualizações

    0 comentário

  • Caiman latirostris

    O jacaré-de-papo’amarelo é um crocodiliano sul americano de tamanho médio podendo atingir até 3,5 (...)

    Publicado em 06/12/2017

    1691 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa Vespa - Rio 11/06/2024

    Apareceu na cozinha do apartamento. Local: Leme de Noronha, Rio de Janeiro em 11/06/2024 (...)

    Publicado em 11/06/2024

    1487 visualizações

    4 comentários

  • Perereca amazônica

    Boa noite, foi encontrada em Manaus. Qual a espécie?? É local do Amazonas ?

    Publicado em 25/02/2024

    1078 visualizações

    0 comentário

1 ... 160 161 162 163 164 165 166 167 168 ... 226

Apoie o Portal