...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

Contribuições (2028)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Lagartixa

    Lagartixa fotografada no interior do instituto de Ciências Biológicas da UPE, bairro de Santo (...)

    Publicado em 19/09/2022

    2144 visualizações

    0 comentário

  • Cobra Jararaca

    Esse é um filhote de cobra jararaca, espécie Bothrops jararaca. Essa espécie é muito perigosa, (...)

    Publicado em 23/12/2021

    13921 visualizações

    0 comentário

  • Perereca da listra preta

    Perereca da espécie Boana semilineata registrada na APA Aldeia Beberibe no dia 25 de maio de (...)

    Publicado em 30/05/2025

    1557 visualizações

    0 comentário

  • Siderastrea stellata

    Siderastrea stellata é uma espécie de coral escleractínio (ou hexacoral), endêmica do Brasil. É uma (...)

    Publicado em 22/04/2018

    3170 visualizações

    0 comentário

  • Lagartas

    Conjunto de lagartas registrado na APA Aldeia Beberibe, munícipio de Camaragibe, no dia 18 de (...)

    Publicado em 21/10/2020

    1583 visualizações

    2 comentários

  • Aranha de 6 pernas?

    No ensino médio (21/04/2015) eu encontrei no meu quintal uma aranha com 6 pernas (3 pares). Na (...)

    Publicado em 12/07/2020

    17243 visualizações

    16 comentários

  • Bandeirinha juvenil

    O bandeirinha é uma espécie de peixe carnívora habitualmente encontrado em águas claras e (...)

    Publicado em 20/01/2026

    378 visualizações

    2 comentários

  • Macaco-de-cheiro

    O Saimiri sciureus, popularmente conhecido como macaco-de-cheiro-comum ou macaco-esquilo, é um (...)

    Publicado em 19/09/2026

    10 visualizações

    0 comentário

  • Larvas de vespa-mata-porcos

    Larvas de vespa-mata-porcos. Registro realizado no dia 2 de setembro de 2025 na Estação (...)

    Publicado em 05/09/2025

    1177 visualizações

    0 comentário

1 ... 16 17 18 19 20 21 22 23 24 ... 226

Apoie o Portal