...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

Contribuições (2028)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Cegonha

    Na torre de uma igreja de uma cidade espanhola, um ninho de cegonha.

    Publicado em 20/11/2017

    1055 visualizações

    0 comentário

  • Boana semilineata

    Boana semilineata é uma perereca endêmica da Mata Atlântica com ampla distribuição, ocorrendo desde (...)

    Publicado em 20/11/2017

    1617 visualizações

    0 comentário

  • Hemíptero

    Hemíptero da espécie Pachycoris torridus, único percevejo da família Scutelleridae de (...)

    Publicado em 20/11/2017

    1415 visualizações

    1 comentário

  • Amazilia versicolor

    Pequeno beija-flor (família Trochilidae) com grande distribuição na America do Sul e Brasil. (...)

    Publicado em 19/11/2017

    1107 visualizações

    0 comentário

  • Trachycephalus mesophaeus

    Espécie de perereca com ampla distribuição ao longo da Mata Atlântica, ocorrendo desde o Rio Grande (...)

    Publicado em 18/11/2017

    1689 visualizações

    0 comentário

  • Boana albomarginata

    Espécie de perereca relativamente comum em praticamente toda a extensão da Mata Atlântica do (...)

    Publicado em 18/11/2017

    3602 visualizações

    0 comentário

  • Salvator merianae

    O teiú (Salvator merianae) é um dos maiores lagartos da America do Sul, apresentando uma grande (...)

    Publicado em 16/11/2017

    1617 visualizações

    1 comentário

  • Aranha caranguejeira

    Uma bela caranguejeira (Lasiodora sp) fotografada na Estação Ecológica do Tapacurá, município de (...)

    Publicado em 16/11/2017

    5928 visualizações

    0 comentário

  • Tropidurus semitaeniatus

    Lagarto fotografado em Serra Negra, Bezerros-PE.

    Publicado em 16/11/2017

    1213 visualizações

    1 comentário

1 ... 212 213 214 215 216 217 218 219 220 ... 226

Apoie o Portal