...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

Contribuições (2028)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Gastropoda

    Molusco gastropode do gênero Lithopoma spp, comumente encontrada nas poças de maré da APA Costa (...)

    Publicado em 19/07/2024

    977 visualizações

    0 comentário

  • Bombus terrestris

    Espécie de abelha abundante, que apresenta uma grande distribuição geográfica, presente em grande (...)

    Publicado em 19/07/2024

    1103 visualizações

    0 comentário

  • Percevejos arlequim

    Percevejos arlequim flagrados em um momento inusitado... Dia 12 de maio de 2024, na região de (...)

    Publicado em 17/07/2024

    1291 visualizações

    0 comentário

  • Polistes dominula

    Vespa da espécie Polistes dominula na cidadezinha de Beaumarchés, sul da França, no dia 6 de março (...)

    Publicado em 14/07/2024

    1026 visualizações

    0 comentário

  • Carcinus maenas

    Registro do momento de um abraço de guarda pré-copulatória da espécie de caranguejo Carcinus (...)

    Publicado em 13/07/2024

    1122 visualizações

    0 comentário

  • Megascolia maculata

    Megascolia maculata é considerada uma das maiores espécies de vespa da Europa e do Mundo. É uma (...)

    Publicado em 12/07/2024

    1479 visualizações

    0 comentário

  • Lesma céltica

    Onchidella celtica é uma pequena espécie de molusco gastropode da Ordem Systellommatophora (...)

    Publicado em 29/06/2024

    1069 visualizações

    0 comentário

  • Labareda

    Essa época do ano, junho e julho, as restingas e dunas nas praias ficam bastante floridas, com (...)

    Publicado em 26/06/2024

    1093 visualizações

    0 comentário

  • Estrelas do mar

    Conjunto de estrelas-do-mar da espécie Marthasterias glacialis encontradas debaixo de uma rocha (...)

    Publicado em 26/06/2024

    1105 visualizações

    0 comentário

1 ... 79 80 81 82 83 84 85 86 87 ... 226

Apoie o Portal