...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

Contribuições (2028)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Aranha Argiope

    A palavra Argiope deriva de um termo grego que significa «olhos brilhantes» [1]. Aranhas deste (...)

    Publicado em 26/12/2019

    2975 visualizações

    1 comentário

  • Capivara

    Capivara se alimentado de plantas aquáticas no açude central (Açude de Dentro) do zoológico de (...)

    Publicado em 03/12/2019

    1398 visualizações

    0 comentário

  • Frieseomelitta doederleini

    Frieseomelitta doederleini é uma pequena espécie de abelha sem ferrão endêmica da Caatinga. É (...)

    Publicado em 24/04/2022

    2643 visualizações

    2 comentários

  • Lucanidae

    Os Lucanidae são considerados um dos grupos mais primitivos de Scarabaeoidea, e são encontrados (...)

    Publicado em 18/10/2022

    1697 visualizações

    0 comentário

  • Digitonthophagus gazella

    O gênero Digitonthophagus é africano e constituído por besouros conhecidos como rola-bostas. A (...)

    Publicado em 24/07/2019

    1758 visualizações

    0 comentário

  • Sulcophanaeus faunus

    Um belo exemplar de Sulcophanaeus faunus, besouro amazônico registrado em Mata de Galeria no (...)

    Publicado em 24/07/2025

    1103 visualizações

    0 comentário

  • Pato Selvagem

    Esta foto foi mais um flagrante que eu registrei de uma pata com os seus patinhos, passeando no (...)

    Publicado em 30/12/2019

    1136 visualizações

    0 comentário

  • Xaréu Caranx bartholomaei

    O xaréu (Caranx bartholomaei) é um peixe de hábitos diurnos, considerado um predador de outros (...)

    Publicado em 28/01/2026

    447 visualizações

    0 comentário

  • Pólipos de corais

    Pequena colônia de coral da espécie Zoanthus sociatus observada em Tamandaré, litoral sul de (...)

    Publicado em 23/04/2025

    1090 visualizações

    1 comentário

  • Peixe lagarto

    O peixe-lagarto, Synodus intermedius , é uma espécie bem fácil de ser observada nas poças de marés (...)

    Publicado em 13/04/2025

    2133 visualizações

    0 comentário

  • Embuá

    Registro realizado na APA Aldeia Beberibe, Camaragibe, Pernambuco. Espécie não identificada. Os (...)

    Publicado em 03/07/2020

    3395 visualizações

    0 comentário

  • Cobra corre-campo

    A cobra corre-campo, cujo nome científico é Thamnodynastes pallidus, é amplamente distribuída (...)

    Publicado em 18/04/2022

    3801 visualizações

    0 comentário

  • Fêmea de Tityus pusillus

    Tityus pusillus é uma das espécies mais abundantes da comunidade de escorpiões de áreas de Mata (...)

    Publicado em 20/01/2025

    1292 visualizações

    0 comentário

  • Saberés jovens

    O saberé (Stegastes variabilis) é um espécie muito comum nos recifes de coral de Pernambuco. Os (...)

    Publicado em 12/01/2019

    1340 visualizações

    0 comentário

  • Haemulon plumieri

    Peixe da espécie Haemulon plumieri registrado em uma piscina natural na praia de Serrambi, no (...)

    Publicado em 04/03/2026

    259 visualizações

    0 comentário

1 ... 60 61 62 63 64 65 66 67 68 ... 136

Apoie o Portal