...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. APA Aldeia-Beberibe

APA Aldeia-Beberibe

A Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe foi criada por um decreto governamental no dia 17 de março de 2010. Esta APA engloba uma das regiões prioritárias para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. As APAs são consideradas espaços de planejamento e de gestão ambiental de grandes áreas que possuem ecossistemas de importância regional. De acordo com a lei federal 9.985/2000 que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a Área de Proteção Ambiental permite a exploração de recursos naturais de acordo com limites específicos estabelecidos pelo plano de manejo de cada unidade de conservação.

A maior parte dos quase 32 mil hectares da APA Aldeia-Beberibe está distribuída na formação geológica Barreira e é constituída por sedimentos arenosos-argilosos não consolidados, de origem continental. Esta formação conserva importantes lençóis freáticos, mantidos pela presença de grandes áreas de Mata Atlântica. De fato, as florestas estocam água em seus tecidos vegetais e principalmente no solo. O desmatamento conduz a uma liberação importante de água dos estoques subterrâneos e o solo sem cobertura vegetal perde a sua capacidade de retenção de água e erode com o tempo. Atualmente a APA Aldeia-Beberibe vem sofrendo com o desenvolvimento urbano, com a multiplicação de condomínios privados e a exploração descontrolada dos lençóis freáticos e o desmatamento.

A APA Aldeia-Beberibe abrange oito municípios da Região Metropolitana de Recife e inclui em seu território cinco Unidades de Conservação de Proteção Integral: Estação Ecológica de Caetés, Parque Estadual de Dois Irmãos, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Miritiba, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Quizanga e Refúgio da Vida Silvestre Mata da Usina São José. Nestes ambientes podem ser encontradas muitas espécies de aves, mamíferos, anfíbios, serpentes e lagartos e uma infinidade de invertebrados possivelmente ainda desconhecidos pela ciência.

ESEC Caetés

Contribuições (323)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Abelha solitária Euglossina

    Grande abelha nativa, provavelmente da espécie Eulaema nigrita, registrada na APA Aldeia (...)

    Publicado em 19/01/2023

    1448 visualizações

    0 comentário

  • Quati

    Um belo quati ruivo com um sapoti na boca. Registro realizado na APA Aldeia Beberibe, (...)

    Publicado em 16/09/2020

    2556 visualizações

    0 comentário

  • Jibóia

    Publicado em 20/10/2019

    968 visualizações

    0 comentário

  • Boana semilineata

    Publicado em 22/10/2018

    1004 visualizações

    0 comentário

  • Thamnodynastes pallidus

    Thamnodynastes pallidus é uma serpente da família Dipsadidae com dentição de tipo opistóglifa. É (...)

    Publicado em 13/07/2023

    2608 visualizações

    0 comentário

  • Verme achatado (Planária)

    Planária terrestre em atividade noturna na Mata Atlântica, esse grupo é encontrado em locais (...)

    Publicado em 01/10/2018

    1396 visualizações

    0 comentário

  • Aranha d’água Gerridae

    As aranhas d’água, ou insetos-Jesus, como são popularmente conhecidos no Brasil, são insetos (...)

    Publicado em 28/12/2021

    3623 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto da listra branca

    Pequeno gafanhoto encontrado na borda de um fragmento de mata na APA Aldeia Beberibe, (...)

    Publicado em 25/03/2025

    1111 visualizações

    0 comentário

  • Paryphthimoides

    Borboleta provavelmente do gênero Paryphthimoides (Subfamília Satirinae). Espécies deste gênero (...)

    Publicado em 12/06/2020

    1137 visualizações

    0 comentário

1 ... 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36

Apoie o Portal