...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Estação Ecológica do Tapacurá

Estação Ecológica do Tapacurá

A Estação Ecológica do Tapacurá é um Campus Avançado da Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE. A Estação foi criada em 1975 por João Vasconcelos Sobrinho e ocupa as terras da antiga Escola Superior de Agricultura São Bento que funcionou entre 1917 e 1936. A estação cobre atualmente uma área total de 794 hectares, sendo 400 de Mata Atlântica com predominância de floresta estacional semidecidual. Neste tipo de floresta algumas espécies de árvores perdem suas folhas durante a época seca. O restante da área da estação corresponde a parte do açude formado pela barragem do rio Tapacurá inaugurada em 1973. A barragem virou uma das lendas urbanas mais conhecidas de Recife após uma enchente histórica na cidade em 1975.

Na época de sua criação, a Estação Ecológica de Tapacurá apresentava uma área limitada de florestas, as quais ocupavam, e ainda ocupam, terrenos íngremes e pedregosos. Umas das áreas mais antigas de florestas faz parte do sistema de unidades de conservação do Estado de Pernambuco. O Refúgio de Vida Silvestre RVS Mata do Camucim possui área de 40,24 hectares e é provavelmente a região mais conservada da Estação Ecológica do Tapacurá, com árvores de grande porte. Também faz parte da Estação o RVS Mata do Toró, com aproximadamente 80 hectares. As áreas da estação em torno do lago formado pela barragem e as áreas ocupadas anteriormente pelas atividades da Escola Agricola, como também bordas de estradas, foram recuperadas através do plantio de mudas de espécies de árvores nativas de Mata Atlântica, notadamente mudas de Pau Brasil (Caesalpinia echinata Lamarck, 1789). Mais de 50 mil mudas de Pau Brasil foram utilizadas neste processo.

Hoje a Estação Ecológica de Tapacurá é uma base importante de pesquisas em Pernambuco, com estudos [1] realizados sobre os mais diferentes grupos taxonômicos. Além disso produz e fornece mudas de diversas espécies de árvores nativas para projetos de reflorestamento e restauração ecológica.

Estação Ecológica do Tapacurá

[1] Moura, G. J. B., Azevedo Jr., S. M., & El-Deir, A. C. A. (Orgs.). (2012). A Biodiversidade da Estação Ecológica do Tapacurá: Uma proposta de manejo e conservação. Recife: NUPEEA.

Contribuições (77)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Leptophis ahaetulla

    Leptophis ahaetulla é uma espécie de serpente semi-arboricola com hábitos diurnos. Pode medir até (...)

    Publicado em 23/03/2020

    7710 visualizações

    0 comentário

  • Aranha Leucauge sp

    Aranha do gênero Leucauge registrada na Estação Ecológica de Tapacurá no dia 11 de maio de 2023. (...)

    Publicado em 15/06/2023

    2264 visualizações

    1 comentário

  • Holymenia clavigera

    Você já ouviu falar em mimetismo batesiano ? Conhecido como mimetismo de defesa, uma espécie (...)

    Publicado em 29/09/2022

    2252 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta

    As Borboletas, que derivam do nome “belbellita” (termo originado na palavra “belo”) são insetos da (...)

    Publicado em 03/07/2018

    1362 visualizações

    0 comentário

  • Cágado-de-barbicha Phrynops geoffroanus

    Cágado-de-barbicha registrado na Estação Ecológica de Tapacurá, Pernambuco, no dia 3 de setembro de (...)

    Publicado em 06/09/2025

    1732 visualizações

    0 comentário

  • Lepidoptera

    Lindas e fascinantes com sua diversidade de cores, o nome «Borboleta» deriva de «belbellita», do (...)

    Publicado em 03/07/2018

    1193 visualizações

    0 comentário

  • Marmosa demerarae

    Marmosa demerarae é uma espécie de marsupial da família Didelphidae. É um mamífero de hábito (...)

    Publicado em 17/06/2018

    1412 visualizações

    0 comentário

  • Tityus stigmurus

    Tityus stigmurus é uma espécie de escorpião com distribuição restrita ao Nordeste do Brasil e na (...)

    Publicado em 10/10/2022

    4475 visualizações

    0 comentário

  • Crotophaga ani

    Crotophaga ani é uma ave cuculiforme da família Cuculidae. É amplamente distribuído no Brasil no (...)

    Publicado em 17/06/2018

    1521 visualizações

    1 comentário

  • Marimbondo caçador

    O cavalo-do-cão é o nome genérico popular para um grupo de vespas parasitoides (Ordem Hymenoptera, (...)

    Publicado em 20/11/2018

    2352 visualizações

    0 comentário

  • Formiga Cephalotes

    Formiga do gênero Cephalotes observada na Estação Ecológica de Tapacurá no dia 2 de setembro de (...)

    Publicado em 01/11/2025

    1064 visualizações

    0 comentário

  • Didelphis albiventris

    Didelphis albiventris (Didelphidae, Marsupialia) é um marsupial amplamente distribuído no Brasil (...)

    Publicado em 06/12/2017

    2098 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Sceloenopla

    Besouro do gênero Sceloenopla (Chrysomelidae, Coleoptera) encontrado na Estação Ecológica de (...)

    Publicado em 13/10/2022

    1287 visualizações

    0 comentário

  • Boana albomarginata

    Pequena espécie de perereca arborícola muito comum em fragmentos de Mata Atlântica, presente em (...)

    Publicado em 02/02/2019

    1686 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta Hamadryas

    Gênero de borboletas que compreende 20 espécies com ampla distribuição na região neotropical. No (...)

    Publicado em 13/04/2019

    1787 visualizações

    0 comentário

1 2 3 4 5 6

Apoie o Portal