...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Recifes de coral

Recifes de coral

Os recifes de coral são alguns dos ecossistemas mais diversos e valiosos da Terra. Eles são muitas vezes chamados de «florestas tropicais do mar» porque abrigam uma rica variedade de formas de vida, de peixes e invertebrados a algas e bactérias. Os recifes de coral ocupam menos de um por cento do fundo do oceano, mas são o lar de mais de 25% de todas as espécies marinhas . Os recifes de coral também oferecem muitos benefícios para os seres humanos e o meio ambiente, como segurança alimentar, proteção costeira, turismo, medicina e patrimônio cultural.

Os recifes de coral são formados por colônias de pequenos animais chamados cnidários, notadamente do grupo Hexacorallia, que secretam esqueletos de carbonato de cálcio que se acumulam ao longo do tempo. Os corais têm uma relação simbiótica com algas microscópicas chamadas zooxantelas  , que vivem dentro de seus tecidos e lhes fornecem energia através da fotossíntese. Os corais também se alimentam de plâncton e outras matérias orgânicas que capturam com seus tentáculos. Os corais podem se reproduzir sexualmente ou assexualmente, criando novas colônias que expandem a estrutura do recife. Diferentes tipos de corais têm diferentes formas, cores e padrões de crescimento, criando uma paisagem complexa e bonita.

Os recifes de coral estão ameaçados por muitos fatores, como mudanças climáticas, acidificação dos oceanos, sobrepesca, poluição, doenças e destruição de habitats. Essas ameaças podem causar o branqueamento dos corais, que ocorre quando os corais expulsam suas zooxantelas   devido ao estresse e perdem sua cor e vitalidade. Corais branqueados são mais vulneráveis a doenças e morte, e podem afetar todo o ecossistema do recife. Os recifes de coral também são sensíveis a mudanças de temperatura, salinidade, luz e nutrientes, o que pode afetar seu crescimento e sobrevivência. Os recifes de coral precisam da nossa proteção e conservação para garantir o seu futuro e o nosso.

Dê um mergulho virtual em um recife de coral da APA Costa dos Corais através do infográfico «Corais por água abaixo» e conheça algumas espécies fascinantes que povoam este maravilhoso ecossistema.

Contribuições (165)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Zoanthus sociatus em uma poça de maré

    Publicado em 09/09/2020

    1229 visualizações

    0 comentário

  • Moréia em uma poça de maré

    Publicado em 09/09/2020

    1017 visualizações

    0 comentário

  • Lesma do mar

    Esse diminuto caramujo, conhecido como lesma-do-mar, pode ser encontrado em poças de maré da APA (...)

    Publicado em 23/12/2024

    1094 visualizações

    1 comentário

  • Juvenis de Haemulon

    Juvenis de Haemulon parra entre os ramos de um coral de fogo (Millepora alcicornis). Registro (...)

    Publicado em 14/02/2020

    978 visualizações

    0 comentário

  • Peixinhos recifais

    Se você tiver a oportunidade de mergulhar em piscinas naturais em Tamandaré, provavelmente você (...)

    Publicado em 24/01/2026

    277 visualizações

    0 comentário

  • Budião banana

    Jovens de budião-banana (Scarus zelindae) se abrigando sobre coral-de-fogo (Millepora (...)

    Publicado em 08/08/2024

    976 visualizações

    0 comentário

  • Budião cinza juvenil

    Um budião cinza juvenil registrado na praia de Tamandaré no dia 17 de janeiro de 2026. Durante (...)

    Publicado em 22/01/2026

    290 visualizações

    0 comentário

  • Gramma brasiliensis

    Não é nada fácil encontrar essa espécie, espetacularmente linda. São peixes pequenos, geralmente (...)

    Publicado em 05/12/2025

    555 visualizações

    0 comentário

  • Coral de fogo

    A foto desta lindíssima colônia de coral-de-fogo (Millepora alcicornis) foi tirada em 11/01/2024, (...)

    Publicado em 25/02/2025

    1283 visualizações

    2 comentários

  • Molusco Leucozonia nassa

    Leucozonia nassa é a espécie mais comum das três espécies do gênero encontradas no Brasil. A espécie (...)

    Publicado em 11/01/2025

    1226 visualizações

    0 comentário

  • Mithrax hispidus

    Um belo caranguejo vermelho da espécie Mithrax hispidus encontrado em ambiente de recifes de (...)

    Publicado em 29/04/2025

    1342 visualizações

    2 comentários

  • Xira-branca

    Xira branca pertence ao gênero Haemulon. Essa da foto é de um juvenil de Haemulon parra. Esse (...)

    Publicado em 22/10/2024

    1185 visualizações

    0 comentário

  • Calcinus tibicen

    Os ermitões são bem comuns em poças de marés na APA Costa dos Corais. Podem ser vistos durante a (...)

    Publicado em 21/10/2024

    970 visualizações

    0 comentário

  • Baúna-de-fogo

    Baúna-de-fogo (Lutjanus alexandrei) é outra espécie de peixe-vermelho, da família Lutjanidae, que é (...)

    Publicado em 09/01/2025

    1305 visualizações

    0 comentário

  • Peixes recifais

    Há muitas espécies de peixes recifais na APA Costa dos Corais e podem ser vistos nas piscinas (...)

    Publicado em 27/04/2025

    977 visualizações

    0 comentário

  • Recife de coral

    Para marcar o Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, uma foto de uma porção de recifes de coral da (...)

    Publicado em 08/06/2020

    1124 visualizações

    0 comentário

  • Saramunete

    Pseudupeneus maculatus, popularmente conhecido aqui no nordeste como saramunete, habita (...)

    Publicado em 09/12/2025

    576 visualizações

    0 comentário

  • Lagostim

    Existem 3 espécies de lagostas do gênero Panulirus na costa brasileira. As mesmas espécies (...)

    Publicado em 11/12/2025

    592 visualizações

    0 comentário

  • Stylaster roseus

    Stylaster roseus é um minúsculo hidrocoral que vive no teto das cavernas nos recifes naturais da (...)

    Publicado em 15/04/2025

    1135 visualizações

    0 comentário

  • Tedania ignis

    Esponjas são organismos do Filo Porifera e podem ser encontradam em toda APA Costa dos Corais, (...)

    Publicado em 21/10/2024

    1267 visualizações

    0 comentário

  • Vasula deltoidea

    Vasula deltoidea é uma espécie de gastropode da família Muricidae. No Brasil, ocorre entre os (...)

    Publicado em 09/01/2025

    1138 visualizações

    0 comentário

  • Coral-esmeralda (Scolymia wellsi)

    Um dos corais mais bonitos da APA Costa dos Corais: coral-esmeralda. É uma espécie de coral (...)

    Publicado em 11/11/2023

    1201 visualizações

    0 comentário

  • Siri de garras azuis

    Siri azul do gênero Callinectes encontrado na praia de Tamandaré, no dia 31 de maio de (...)

    Publicado em 11/06/2025

    1249 visualizações

    0 comentário

  • Budião-Zelinda Juvenil

    Esse peixinho escondido é um juvenil de Budião-Zelinda (Scarus zelindae), espécie encontrada nas (...)

    Publicado em 12/02/2025

    1139 visualizações

    0 comentário

  • Esponja preta

    Esponjas são organismos do Filo Porifera. Existem muitas espécies no oceano, são encontradas no (...)

    Publicado em 21/10/2024

    1035 visualizações

    0 comentário

  • Mithraculus forceps

    Mithraculus forceps é uma espécie de caranguejo-aranha comum e abundante em recifes de coral em (...)

    Publicado em 24/04/2025

    1342 visualizações

    1 comentário

  • Coryphopterus glaucofraenum

    Coryphopterus glaucofraenum é um pequeno peixe recifal de hábitos bentônicos. Mede cerca de 70 mm. (...)

    Publicado em 29/01/2026

    297 visualizações

    0 comentário

  • Zoanthus sociatus

    Zoanthus sociatus é uma espécie de coral mole, ou seja, não possui um esqueleto rígido de (...)

    Publicado em 06/12/2025

    447 visualizações

    0 comentário

  • Peixes recifais

    Consegui essa foto através de um vídeo que realizei nas Galés de Maragogi. Horário: 10:37 Dia 14 (...)

    Publicado em 01/10/2025

    606 visualizações

    2 comentários

  • Pomacanthus paru juvenil

    Juvenil de peixe frade registrado no dia 19 de janeiro de 2026 em Tamandaré, litoral sul de (...)

    Publicado em 21/01/2026

    302 visualizações

    0 comentário

1 2 3 4 5 6

Apoie o Portal