...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2032)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Soldadinho-do-Araripe fêmea

    Uma fêmea de Soldadinho-do-Araripe registrada no dia 26 de julho de 2019 no Arajara Park, em (...)

    Publicado em 17/08/2026

    154 visualizações

    0 comentário

  • Paryphthimoides

    Borboleta provavelmente do gênero Paryphthimoides (Subfamília Satirinae). Espécies deste gênero (...)

    Publicado em 12/06/2020

    1137 visualizações

    0 comentário

  • Acanthochitona crinita

    Acanthochitona crinita, comumente conhecida como quíton de cerdas, é uma espécie de molusco (...)

    Publicado em 17/06/2024

    1418 visualizações

    0 comentário

  • Jataí

    Abelha Jataí em uma flor de pimenteira. Eu coloco pimenta na comida? Não. Mas a ideia era (...)

    Publicado em 14/03/2025

    808 visualizações

    0 comentário

  • Artibeus planirostris

    Artibeus planirostris

    Publicado em 12/11/2017

    1069 visualizações

    0 comentário

  • Anelídeo Nereididae

    A família Nereididae é um dos táxons mais diversos e estudados de anelídeos poliquetas marinhos com (...)

    Publicado em 18/02/2024

    1317 visualizações

    0 comentário

  • Garça-vaqueira

    Garça-vaqueira registrada no Espaço Ciência, Olinda, Pernambuco, no dia 6 de novembro de 2021. Seu (...)

    Publicado em 10/11/2021

    2010 visualizações

    1 comentário

  • Mariposa

    Registrada na Serra dos Cavalos, Caruaru, Pernambuco.

    Publicado em 26/04/2022

    1029 visualizações

    0 comentário

  • Lepidóptero

    Fotografado em área urbana da cidade de Abreu e Lima, PE.

    Publicado em 10/06/2021

    1152 visualizações

    1 comentário

1 ... 208 209 210 211 212 213 214 215 216 ... 226

Apoie o Portal