...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2032)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Tuim comendo o fruto de um facheiro

    Tuim (Forpus xanthopterygius) se alimentando de um fruto do facheiro, planta típica da Caatinga. (...)

    Publicado em 24/09/2021

    1072 visualizações

    0 comentário

  • Lepidoptera

    Lindas e fascinantes com sua diversidade de cores, o nome «Borboleta» deriva de «belbellita», do (...)

    Publicado em 03/07/2018

    1193 visualizações

    0 comentário

  • Sapinho cururu

    Sapinho cururu encontrado no campus da Universidade Federal de Pernambuco, no dia 3 de junho de (...)

    Publicado em 04/06/2023

    1190 visualizações

    0 comentário

  • Marmosa demerarae

    Marmosa demerarae é uma espécie de marsupial da família Didelphidae. É um mamífero de hábito (...)

    Publicado em 17/06/2018

    1412 visualizações

    0 comentário

  • Embuá

    Os embuás, ou piolhos-de-cobra, são artrópodes pertencentes a classe Diplopoda (milípedes). Com (...)

    Publicado em 17/12/2017

    12537 visualizações

    3 comentários

  • Arlequim da mata - Acrocinus longimanus

    Arlequim da mata é uma espécie de besouro serra-pau, cujo nome científico é Acrocinus longimanus. (...)

    Publicado em 27/01/2022

    4465 visualizações

    0 comentário

  • Boana albomarginata, Guadalupe - Sirinhaém.

    Boana albomarginata descansando numa folha de Ochnaceae em área de restinga. Sítio (...)

    Publicado em 26/02/2023

    1644 visualizações

    1 comentário

  • Proceratophrys cristiceps

    Espécie de anuro de pequeno porte pertencente à Família Cycloramphidae. Apresenta ampla (...)

    Publicado em 12/09/2018

    1369 visualizações

    0 comentário

  • Mosca das flores

    Mosca-das-flores (Palpada sp., Syrphidae) registrada em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, no (...)

    Publicado em 03/05/2021

    1655 visualizações

    0 comentário

  • Besouro rola-bosta

    Será que todos os besouros rola-bostas rolam bosta? Essa é a espécie Canthon nigripennis van (...)

    Publicado em 14/08/2019

    1599 visualizações

    0 comentário

  • Gymnodactylus geckoides

    Gymnodactylus geckoides é uma pequena espécie de lagarto terrestre endêmica da Caatinga. É uma (...)

    Publicado em 16/05/2025

    1767 visualizações

    0 comentário

  • Besouro preto (Passalidae)

    Esse é um besouro adulto do gênero Veturius, espécie Veturius transversus, pertencente a família (...)

    Publicado em 01/04/2021

    13407 visualizações

    7 comentários

  • Formiga carpinteira

    Formigas carpinteiras registradas na APA Aldeia Beberibe no dia 1 de janeiro de 2020. Espécie (...)

    Publicado em 02/01/2021

    1807 visualizações

    0 comentário

  • Rhinella jimi

    Esta espécie pertencente à família Bufonidae é incrivelmente adaptada ao ambiente antropizado, (...)

    Publicado em 01/08/2019

    1278 visualizações

    0 comentário

  • Turbinella laevigata

    Turbinella laevigata é uma espécie de molusco endêmica do Brasil, ocorrendo desde o Amapá até o (...)

    Publicado em 04/02/2020

    1505 visualizações

    0 comentário

  • Zischkaia saundersii

    Borboleta registrada na borda de um fragmento de Mata Atlântica na APA Aldeia-Beberibe. (...)

    Publicado em 03/01/2020

    1446 visualizações

    0 comentário

  • Perereca Boana crepitans

    Encontrada na varanda de minha casa. Moro numa chácara no interior do Rio de Janeiro, zona (...)

    Publicado em 17/11/2023

    3013 visualizações

    1 comentário

  • Mariposa marrom fêmea

    Uma grande mariposa marrom registrada na APA Aldeia Beberibe no dia 23 de junho de 2025. (...)

    Publicado em 04/07/2025

    1834 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa

    Mariposa registrada dentro de uma residência na área urbana da cidade de Abreu e Lima, Pernambuco (...)

    Publicado em 04/06/2020

    1083 visualizações

    0 comentário

  • Tenebrionidae

    Em áreas urbanas besouros tenebrionídeos são super comuns. Eles são detritívoros, alimentando-se de (...)

    Publicado em 27/04/2020

    2233 visualizações

    1 comentário

  • Ouriço-do-mar preto

    O ouriço-do-mar preto (Echinometra lucunter) é uma espécie de equinodermata bem comum no litoral (...)

    Publicado em 27/04/2025

    1297 visualizações

    0 comentário

  • Moscas Richardia

    Estas duas moscas estavam em cima de um abacate caído no chão. Pareciam estar fazendo uma dança (...)

    Publicado em 06/02/2025

    1087 visualizações

    0 comentário

  • Teju em Pombos PE

    Este Teiú (Salvator merianae) nos visitou aqui em Casa, teve alguns atritos com o nosso cão e (...)

    Publicado em 06/12/2021

    1296 visualizações

    0 comentário

  • Mestra dorcas hypermestra

    Borboleta de asas laranja da espécie Mestra dorcas hypermestra observada no Vale do Catimbau, (...)

    Publicado em 03/10/2025

    802 visualizações

    0 comentário

  • Libélula Erythrodiplax fusca

    Erythrodiplax fusca é uma espécie de libélula relativamente pequena com grande distribuição (...)

    Publicado em 06/01/2022

    1547 visualizações

    0 comentário

  • Pepino-do-mar Holothuroidea

    Pepino-do-mar da espécie Holothuria (Halodeima) grisea encontrado na praia de Gaibu, litoral sul (...)

    Publicado em 20/09/2023

    3808 visualizações

    0 comentário

  • Escorpião amarelo

    Espécie Rhopalurus rochai registrada na beira de um açude no município de Carnaubeira da Penha, (...)

    Publicado em 12/11/2019

    1683 visualizações

    1 comentário

  • Caranguejo

    Esses animais possuem 10 patas, sendo o primeiro par dotado de pinças. E a pata do caranguejo (...)

    Publicado em 17/03/2025

    3183 visualizações

    0 comentário

  • Erythrodiplax umbrata

    Libélula registrada em Cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco, no dia 17 de julho de (...)

    Publicado em 15/07/2020

    1299 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa-vespa (Cosmosoma)

    Registro fotográfico realizado em apartamento, utilizando câmera de celular. A mariposa, (...)

    Publicado em 17/04/2025

    1419 visualizações

    2 comentários

1 ... 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ... 68

Apoie o Portal