...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Archosauromorpha

Archosauromorpha

Archosauromorpha é um grupo específico de répteis que inclui tradicionalmente os crocodilianos, os pterossauros e os dinossauros (incluindo as aves). É um grupo muito diverso que engloba uma grande variedade de espécies, particularmente de dinossauros não-aves, e seus membros apresentam uma longa história evolutiva. As relações filogenéticas entre os diferentes clados que compõem os arcossauromorfos ainda são questões de debates e estudos científicos, como é o caso, por exemplo, da posição relativa de Testudines dentro do grupo. Apesar de inúmeras incertezas, existem pontos chave consensuais no mundo acadêmico.

As primeiras linhagens de Archosauromprha apresentavam um plano corpóreo muito parecido com os grandes lagartos atuais (p. ex. Teiidae, Varanidae), mas são caracterizadas por uma série de novidades evolutivas únicas em seus esqueletos que apareceram em um ancestral comum durante o Permiano ( 254 milhões de anos atrás). Grande parte das características diagnósticas do plano corpóreo de Archosauromorpha estão concentradas na coluna vertebral e estão relacionadas à elevação da cabeça acima do nível do resto do corpo e possível redução do peso das vertebras sem perda de força.

Apesar dos representantes mais antigos de Archosauromorpha serem conhecidos desde o Permiano (p. ex. Protorosaurus speneri, uma espécie fóssil encontrada originalmente na Alemanha), a grande diversificação do grupo ocorreu após um dos maiores eventos de extinção em massa da história da Terra conhecido como extinção Permo-Triássica, ocorrida por volta de 252 milhões de anos atrás. Os arcosauromorfos tornaram-se mais abundantes e se dispersaram vastamente após a estabilização climática global durante a metade do Triássico, aproximadamente 5 milhões de anos após o período da extinção em massa do Permiano, causada provavelmente por erupções vulcânicas em grandes escalas no que hoje é conhecida a região da Sibéria.

Atualmente os Archosauromorpha são representados pelos crocodilianos, as aves e os Testudines. As tartarugas aparecem no registro fóssil com uma morfologia já extremamente especializada (crânio Diapsida muito derivado e carapaça), e isto significa que diferentes estudos alcançaram interpretações conflitantes sobre as afinidades do grupo entre os répteis. Vários estudos moleculares em escala genômica realizados na última década concluíram que os Testudinos são arcossauromorfos por causa de fortes evidências que colocam o grupo mais intimamente relacionado aos arcossauros do que a qualquer outro grupo moderno de répteis.

Contribuições (351)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Icterus jamacaii

    O corrupião, ou sofreu, é uma das espécies de aves mais conspícuas de toda a região da Caatinga. (...)

    Publicado em 26/11/2019

    1352 visualizações

    0 comentário

  • Volatinia jacarina

    Publicado em 07/08/2018

    936 visualizações

    0 comentário

  • Batuíra de bando

    Batuíra-de-bando, Charadrius semipalmatus, é comumente vista nas praias e bocas de estuários, ou (...)

    Publicado em 29/04/2026

    246 visualizações

    0 comentário

  • Papagaio

    Um papagaio bem pequeno, percebi que gosta de andar em grupo e faz em conjunto um belo som! No (...)

    Publicado em 11/02/2021

    1144 visualizações

    2 comentários

  • Andorinha-do-rio

    Seria um pé de andorinhas-do-rio? Espécie bem fácil de observar no Brasil, Tachycineta albiventer (...)

    Publicado em 14/01/2026

    455 visualizações

    0 comentário

  • Murucututu

    Coruja murucututu registrada no bairro de Casa Forte, Recife, no dia 3 de janeiro de 2026. A (...)

    Publicado em 04/01/2026

    664 visualizações

    0 comentário

  • Carcará

    Essa ave vive solitária, aos pares ou em grupos. No perído da noite ou nos horários mais quentes (...)

    Publicado em 21/03/2025

    1257 visualizações

    0 comentário

  • Maçarico-de-bico-torto

    O maçarico-de-bico-torto é uma ave migratória que viaja espantosas distâncias todos os anos entre a (...)

    Publicado em 12/01/2026

    653 visualizações

    1 comentário

  • Beija-flor-de-barriga-branca (Amazilia leucogaster)

    Para mais informações sobre esta espécie, consulte o artigo do WikiAves.

    Publicado em 21/05/2020

    1231 visualizações

    0 comentário

  • Tangara palmarum

    Um sanhaço-do-coqueiro observado no parque Sítio da Trindade, em Recife, no dia 26 de abril de (...)

    Publicado em 27/04/2025

    1215 visualizações

    1 comentário

  • Martim-pescador-pequeno

    Chloroceryle americana, conhecido como martim-pescador-pequeno, é uma pequena ave da família (...)

    Publicado em 19/09/2026

    70 visualizações

    0 comentário

  • Three little birds

    Três espécies de passarinhos em uma foto só. Da esquerda para a direita: saí azul, cambacica e (...)

    Publicado em 25/07/2025

    932 visualizações

    0 comentário

  • Garça branca pequena (Egretta thula)

    Publicado em 22/02/2023

    1069 visualizações

    0 comentário

  • Carcará

    Caracara plancus é uma ave de rapina presente em todas as regiões do Brasil desde áreas (...)

    Publicado em 27/01/2026

    426 visualizações

    0 comentário

  • Periquito da Caatinga

    Periquitos da Caatinga fazendo a festa um um milharal em final de colheita no sertão de (...)

    Publicado em 13/08/2019

    1560 visualizações

    0 comentário

1 ... 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

Apoie o Portal