...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Percevejo

    Ato de cópula entre percevejos registrado no Brejo de Altitude, Serra dos Cavalos.

    Publicado em 21/12/2021

    1058 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto

    Gafanhoto encontrado no Brejo de Altitude da Serra dos Cavalos, Caruaru.

    Publicado em 21/12/2021

    1113 visualizações

    0 comentário

  • Boana albomarginata

    Perereca da espécie Boana albomarginata pendurada em um galho a aproximadamente 2 metros do chão (...)

    Publicado em 17/12/2021

    1111 visualizações

    0 comentário

  • Rhinella crucifer

    Um sapo cururu da espécie Rhinella crucifer esperando a sorte na beira de um dos açudes de Serra (...)

    Publicado em 17/12/2021

    1323 visualizações

    0 comentário

  • Adelophryne nordestina

    Adelophryne nordestina é uma diminuta espécie de sapo da Família Eleutherodactylidae. É (...)

    Publicado em 16/12/2021

    1501 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-de-espinho Micrathena schreibersi

    Aranha-de-espinho da espécie Micrathena schreibersi registrada na Serra dos Cavalos, Caruaru, no (...)

    Publicado em 15/12/2021

    4396 visualizações

    0 comentário

  • Grilo estridente

    Gryllus assimilis é uma pequena espécie de grilo que apresenta uma ampla distribuição geográfica, (...)

    Publicado em 13/12/2021

    6193 visualizações

    3 comentários

  • Tityus brazilae

    Tityus braziliae é uma espécie de escorpião característica de florestas ombrófilas, presente em (...)

    Publicado em 11/12/2021

    1648 visualizações

    2 comentários

  • Vespa do mangue

    Vespa do gênero Sceliphron, provavelmente da espécie Sceliphron asiaticum, registrada em área de (...)

    Publicado em 09/12/2021

    2081 visualizações

    0 comentário

1 ... 127 128 129 130 131 132 133 134 135 ... 226

Apoie o Portal