...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Formiga gigante

    Formiga gigante da espécie Dinoponera quadriceps encontrada em uma trilha no meio da Caatinga, (...)

    Publicado em 12/05/2025

    5714 visualizações

    1 comentário

  • Bokermannohyla oxente

    Bokermannohyla oxente é uma pequena espécie de perereca da Família Hylidae encontrada na região (...)

    Publicado em 30/10/2019

    1241 visualizações

    0 comentário

  • Rhysida celeris

    Rhysida celeris é uma espécie de quilópode (Myriapoda, Scolopendromorpha) com ampla distribuição (...)

    Publicado em 20/04/2020

    11839 visualizações

    3 comentários

  • Brotogeris chiriri

    Espécie de periquito com ampla distribuição no Brasil. É conhecido popularmente como (...)

    Publicado em 08/10/2018

    1319 visualizações

    0 comentário

  • Octopus vulgaris

    O polvo comum (Octopus vulgaris) é uma espécie cosmopolita de molusco cefalópode com grande (...)

    Publicado em 03/03/2020

    5507 visualizações

    0 comentário

  • Trachycephalus mesophaeus

    Espécie de perereca com ampla distribuição ao longo da Mata Atlântica, ocorrendo desde o Rio Grande (...)

    Publicado em 18/11/2017

    1693 visualizações

    0 comentário

  • Dinoponera quadriceps

    Grande espécie de formiga endêmica da região Nordeste do Brasil, com registros de ocorrência em (...)

    Publicado em 05/10/2018

    1589 visualizações

    0 comentário

  • Euchroma gigantea (Buprestidae)

    O maior buprestídeo das Américas é Euchroma gigantea Leach, 1815. O nome desse besouro, derivado (...)

    Publicado em 09/06/2019

    8435 visualizações

    4 comentários

  • Borboleta Estaladeira

    Borboleta Estaladeira acinzentada encontrada em um sítio em Queluz-Sp, no dia 5 de março de (...)

    Publicado em 01/05/2023

    1122 visualizações

    0 comentário

1 ... 13 14 15 16 17 18 19 20 21 ... 226

Apoie o Portal