...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Acanthagrion gracile

    Pequena libélula da espécie Acanthagrion gracile (Zygoptera, Coenagrionidae) registrada na borda (...)

    Publicado em 04/01/2022

    1387 visualizações

    2 comentários

  • Boana faber

    Publicado em 11/11/2017

    1145 visualizações

    0 comentário

  • Polistes canadensis

    Conhecido popularmente como marimbondo caboclo, Polistes canadensis é uma espécie de vespa social (...)

    Publicado em 21/09/2018

    2248 visualizações

    0 comentário

  • Mosca Asilidae

    Asilidae é uma grande família de moscas com mais de 7 mil espécies descritas distribuídas em todos (...)

    Publicado em 18/03/2019

    6258 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo eremita

    Caranguejo do gênero Clibanarius (Paguroidea) da família Diogenidae. Como outros membros daquela (...)

    Publicado em 13/01/2024

    3193 visualizações

    3 comentários

  • Lagarta cabeça de dragão

    Uma lagarta da espécie Opsiphanes invirae encontrada no jardim de uma casa na APA Aldeia (...)

    Publicado em 27/06/2026

    483 visualizações

    0 comentário

  • Traça branca

    Pequena mariposa branca encontrada no 12º andar de um prédio em Recife. Registro realizado no (...)

    Publicado em 23/12/2025

    642 visualizações

    0 comentário

  • Batuíra de bando

    Batuíra-de-bando, Charadrius semipalmatus, é comumente vista nas praias e bocas de estuários, ou (...)

    Publicado em 29/04/2026

    192 visualizações

    0 comentário

  • Soldadinho-do-Araripe

    O soldadinho-do-Araripe é considerada uma das espécies de aves mais raras e ameaçadas do Mundo. A (...)

    Publicado em 17/08/2026

    131 visualizações

    1 comentário

  • Phyllostomus hastatus

    Espécie de morcego generalista com grande distribuição na America do Sul. Ocorre em quase todo (...)

    Publicado em 22/10/2018

    1281 visualizações

    0 comentário

  • Aranha papa-moscas Amycus

    Aranha papa-moscas (Araneae: Salticidae) do gênero Amycus registrada passeando e pulando entre (...)

    Publicado em 18/06/2020

    2140 visualizações

    1 comentário

  • Percevejo do pinhão manso

    Percevejo-do-pinhão-manso (Pachycoris torridus) com manchas vermelhas em um pé de araçá. (...)

    Publicado em 11/06/2022

    1667 visualizações

    1 comentário

  • Mellita quinquiesperforata

    A bolacha-de-praia (sand dollar, em inglês) é um equinodermo da Classe Echinoidea (mesma classe (...)

    Publicado em 05/02/2019

    5861 visualizações

    2 comentários

  • Aranha-gladiadora

    As aranhas do gênero Deinopsis são espécies estritamente noturnas. São conhecidas popularmente como (...)

    Publicado em 10/05/2019

    1658 visualizações

    0 comentário

  • Cirurgião azul

    O cirurgião-azul (Acanthurus coeruleus) é uma espécie de peixe costeiro do Atlântico, com ampla (...)

    Publicado em 03/01/2025

    1776 visualizações

    0 comentário

1 ... 13 14 15 16 17 18 19 20 21 ... 136

Apoie o Portal