...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Calango

    Encontrei essa fofura em uma viagem que fiz para Sobradinho/BA. Ela está claramente sorrindo (...)

    Publicado em 20/10/2025

    762 visualizações

    0 comentário

  • Anu-branco

    Primeiro registro de anu-branco, Guira guira, no manguezal da APA Costa dos Corais. Espécie (...)

    Publicado em 29/04/2026

    247 visualizações

    0 comentário

  • Canário da terra

    Canário da terra registrado na APA Aldeia Beberibe no dia 21 de abril de 2026. Foi bem difícil (...)

    Publicado em 30/04/2026

    183 visualizações

    0 comentário

  • Abelha Centris

    Abelha do gênero Centris (tribo Centridini) pousada em uma flor de murici (Malpighiaceae) no (...)

    Publicado em 05/12/2022

    2641 visualizações

    0 comentário

  • Concha interna de Spirula

    Spirula spirula é uma pequena espécie de lula de aproximadamente 5 centimetros, encontrada em (...)

    Publicado em 26/08/2020

    5742 visualizações

    1 comentário

  • Águia-serrana

    Uma águia-serrana, também conhecida como gavião-pé-de-serra (Nordeste). Fotografei essa ave no (...)

    Publicado em 20/10/2025

    732 visualizações

    0 comentário

  • Besouro serra-pau

    Encontrei esse besouro serra-pau (família Cerambycidae) no hall do primeiro andar do (...)

    Publicado em 11/06/2026

    174 visualizações

    0 comentário

  • Polvo

    Polvo (Octopus vulgaris) encontrado em uma poça de maré na Pedra do Xaréu, litoral sul de (...)

    Publicado em 19/05/2026

    198 visualizações

    0 comentário

  • Cissites maculata

    Publicado em 24/11/2024

    1542 visualizações

    1 comentário

1 ... 35 36 37 38 39 40 41 42 43 ... 226

Apoie o Portal