...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Isopoda parasita

    Isopodas encontrados parasitando um peixe elétrico (Electrophorus electricus). Alguém (...)

    Publicado em 31/08/2024

    928 visualizações

    0 comentário

  • Favia gravida

    Favia gravida é uma espécie endêmica do Brasil, ocorrendo em toda costa brasileira. É muito (...)

    Publicado em 30/08/2024

    1097 visualizações

    0 comentário

  • Pluma do mar

    As plumas do mar são hidrozoários do gênero Pennaria spp. Podem ser encontrados em todos os (...)

    Publicado em 26/08/2024

    991 visualizações

    0 comentário

  • Agaricia humilis

    Agaricia humilis é uma pequena espécie de coral, bastante comum no litoral brasileiro, geralmente (...)

    Publicado em 26/08/2024

    1151 visualizações

    0 comentário

  • Coral cérebro

    O coral cérebro é uma espécie de coral pétreo, ou seja, constrói sua base calcárea onde se (...)

    Publicado em 26/08/2024

    901 visualizações

    0 comentário

  • Abelha Halictidae

    Pequena abelha Halictidae, provavelmente do gênero Lasioglossum, visitando uma flor em um parque (...)

    Publié le 20/08/2024

    1357 vues

    0 commentaire

  • Tachina grossa

    Tachina grossa é a maior mosca da Europa, podendo medir entre 15 e 18 mm. É uma espécie (...)

    Publié le 15/08/2024

    1241 vues

    0 commentaire

  • Sphaerechinus granularis

    Sphaerechinus granularis é uma grande espécie de ouriço-do-mar caracterizada pela presença de (...)

    Publié le 14/08/2024

    1115 vues

    0 commentaire

  • Aratu

    O aratu é uma espécie de caranguejo comum nos manguezais brasileiros, se distribuindo até a (...)

    Publicado em 08/08/2024

    1259 visualizações

    0 comentário

  • Budião banana

    Jovens de budião-banana (Scarus zelindae) se abrigando sobre coral-de-fogo (Millepora (...)

    Publicado em 08/08/2024

    976 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo de pedra

    O caranguejo-de-pedra (Pachygrapsus transversus) é uma espécie onívora, encontrado em costões (...)

    Publicado em 08/08/2024

    1274 visualizações

    0 comentário

  • Batuíra-de-bando

    A batuíra-de-bando é uma ave migratória que pode ser vista na APA Costa dos Corais, quando estão (...)

    Publicado em 08/08/2024

    849 visualizações

    0 comentário

  • Figuinha do mangue

    Figuinha-do-mangue é um passariforme bem pequeno e ágil. Difícil ser visto entre as folhagens do (...)

    Publicado em 08/08/2024

    1010 visualizações

    0 comentário

  • Filhote de Sagui do Nordeste

    Sagui-do-nordeste ou sagui-de-tufo-branco é uma espécie que ocorre na Mata Atlântica e Caatinga do (...)

    Publicado em 07/08/2024

    1040 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo Chié

    Chié para os nordestinos e chama-maré para os sudestinos. Espécie bem comum associada ao (...)

    Publicado em 07/08/2024

    1793 visualizações

    0 comentário

1 ... 44 45 46 47 48 49 50 51 52 ... 136

Apoie o Portal