...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Esperança camuflada

    Esperança líquen encontrada dentro do banheiro de uma casa na zona rural do município de (...)

    Publicado em 06/10/2023

    1477 visualizações

    0 comentário

  • Opilião

    Achei esse Vonones sayi no banheiro aqui da minha casa. Muito interessante (...)

    Publicado em 02/10/2023

    1399 visualizações

    1 comentário

  • Anilocra frontalis

    O que você está vendo nesta foto não é um peixe de chapéu. Na verdade, este pequeno peixe bodião da (...)

    Publicado em 02/10/2023

    1496 visualizações

    0 comentário

  • Saguis urbanos

    Saguis observados no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco, região (...)

    Publicado em 01/10/2023

    956 visualizações

    0 comentário

  • Peixes em piscina natural

    Peixes saberé na piscina do Patacho.

    Publicado em 28/09/2023

    1249 visualizações

    1 comentário

  • Estrela do mar

    Estrela do mar encontrada na praia do Patacho.

    Publicado em 28/09/2023

    992 visualizações

    1 comentário

  • Ouriço roxo

    Foto do ouriço roxo, Lytechinus variegatus. Habita principalmente substratos arenosos e lodosos, (...)

    Publicado em 28/09/2023

    1420 visualizações

    1 comentário

  • Cinachyrella alloclada

    Acredite. Isso é um animal. É uma espécie de esponja marinha da espécie Cinachyrella alloclada. É (...)

    Publicado em 28/09/2023

    1176 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Joaninha

    Joaninha, provavelmente da espécie Hippodamia convergens, registrada em região de caatinga no (...)

    Publicado em 27/09/2023

    1456 visualizações

    0 comentário

1 ... 93 94 95 96 97 98 99 100 101 ... 226

Apoie o Portal