...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Batuíra-de-bando

    A batuíra-de-bando (Charadrius semipalmatus) tem sido registrado por mim desde abril de 2024, (...)

    Publicado em 27/01/2026

    276 visualizações

    0 comentário

  • Pachystopelma rufonigrum

    Publicado em 11/11/2017

    1018 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo-ermitão

    Caranguejo-ermitão carregando sua casa de concha. No substrato é possível ver pequenos pólipos (...)

    Publicado em 04/06/2026

    175 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Passalidae

    Constituído com cerca de 1000 espécies, Passalidae são besouros que se alimentam de madeira em (...)

    Publicado em 08/03/2019

    1872 visualizações

    2 comentários

  • Baratinha da praia

    Uma baratinha-da-praia registrada na Pedra do Xaréu no dia 17 de maio de 2026. Apesar de toda a (...)

    Publicado em 30/05/2026

    197 visualizações

    0 comentário

  • Esponja-do-mar verde

    Os costões rochosos são ambientes extraordinários. Como os recifes de corais e de arenito, os (...)

    Publicado em 23/05/2026

    151 visualizações

    0 comentário

  • Grupo de Sparisoma axillare juvenis

    Sparisoma axillare é uma espécie de peixe da família Scaridae. São conhecidos popularmente como (...)

    Publicado em 06/03/2020

    2005 visualizações

    0 comentário

  • Pepino do mar

    Pepino-do-mar registrado em uma poça de maré na Pedra do Xáreu, no dia 15 de junho de 2026. Nesta (...)

    Publicado em 18/06/2026

    200 visualizações

    0 comentário

  • Bem-te-vi

    Essa foto foi tirada num final de tarde, no Rio Tatuamunha em Porto de Pedras (AL), onde o (...)

    Publicado em 31/01/2025

    915 visualizações

    0 comentário

1 ... 95 96 97 98 99 100 101 102 103 ... 226

Apoie o Portal