...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mata Atlântica

Mata Atlântica

A Mata Atlântica, antes do processo de colonização pelos europeus, era uma das maiores florestas tropicais do Mundo e no Brasil cobria originalmente uma area de 1.362.000 km2, equivalente a 16% do território nacional. A Mata Atlântica se estendia em uma larga faixa quase continua ao longo de todo o litoral Atlântico do Brasil, desde o estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Devido ao seu longo processo de isolamento biogeográfico, a Mata Atlântica se tornou uma importante região de endemismo. Uma grande proporção de espécies endêmicas já foi demonstrada para as plantas, aves, anfíbios e mamíferos. Estima-se que 32% das espécies de mamíferos presentes na Mata Atlântica são endêmicas, isto é, são apenas encontradas nesta região. A Mata Atlântica é, desta forma, considerada o segundo bioma mais rico em espécies de mamíferos, depois da Amazônia, mas possui uma quantidade relativamente maior de espécies (total e endêmicas), representando uma grande densidade de espécies, considerando o seu tamanho, menor que a Floresta Amazônica.

A Mata Atlântica é atualmente considerada como um dos 8 hotspots de biodiversidade mais importantes do Mundo, tanto por sua riqueza de espécies endêmicas como pelas ameaças que vem sofrendo por causa do desmatamento e processo de fragmentação de habitats. De fato, a Mata Atlântica é um dos biomas neotropicais mais degradados pela ação humana. Após cinco séculos de exploração de seus recursos, restam apenas 12 a 16% de sua cobertura original.

Em Pernambuco, areas de florestas cobrem uma superficie extremamente reduzida. De 1974 até os dias atuais, a Mata Atlântica ainda presente no litoral sul de Pernambuco, perdeu 60% de sua cobertura, a qual já era reduzida a vestígios de mata muito pequenos e isolados.

Contribuições (823)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Artibeus obscurus

    Artibeus obscurus

    Publicado em 12/11/2017

    1492 visualizações

    0 comentário

  • Platelminto

    Platelminto (Platyhelminthes) terrestre encontrado em Dois Irmãos, Recife, Pernambuco. (...)

    Publicado em 06/03/2018

    1398 visualizações

    0 comentário

  • Bothrops leucurus

    Jararaca juvenil da espécie Bothrops leucurus encontrada em Serra dos Cavalos, área rural do (...)

    Publicado em 01/02/2023

    2318 visualizações

    0 comentário

  • Vespa

    Essa vespa eu consegui fotografar bem de perto sem ela se assustar. Foi um momento interessante (...)

    Publicado em 28/04/2020

    1417 visualizações

    4 comentários

  • Bicho preguiça

    Bicho preguiça registrato no dia 9 de setembro de 2025 na Estação Ecológica de (...)

    Publicado em 12/09/2025

    871 visualizações

    0 comentário

  • Thasus rutilus

    A espécie de hemiptera Thasus rutilus Brailovsky & Barrera (Coreidae: Coreinae; (...)

    Publicado em 28/06/2019

    2647 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa da mata

    Mariposa registrada em uma porção de Mata Atlântica da APA Aldeia Beberibe, no dia 16 de agosto de (...)

    Publicado em 18/08/2021

    986 visualizações

    0 comentário

  • Amplexo de Dendropsophus elegans

    Um amplexo de perereca-de-moldura para comemorar o dia dos namorados. Este abraço da espécie (...)

    Publicado em 12/06/2022

    2140 visualizações

    0 comentário

  • Mosca-varejeira

    Mosca-varejeira (Dermatobia sp).

    Publicado em 05/10/2018

    974 visualizações

    0 comentário

1 ... 48 49 50 51 52 53 54 55 56 ... 92

Apoie o Portal