...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

Contribuições (2028)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Alma de gato

    O alma-de-gato é uma ave da ordem Cuculiformes. Seu nome científico é Piaya cayana. É uma espécie (...)

    Publicado em 22/05/2025

    1496 visualizações

    1 comentário

  • Pithecopus nordestinus

    Anteriormente classificada no gênero Phyllomedusa até 2016 [1]. Pithecopus nordestinus possui (...)

    Publicado em 02/04/2021

    1441 visualizações

    0 comentário

  • Phyllodytes luteolus

    Espécie «bromelígena» de anuro. Isto é, possuem o ciclo de vida diretamente associado a vivência no (...)

    Publicado em 01/04/2019

    969 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa

    Registrada na sede da Serra dos Cavalos, Caruaru, Pernambuco.

    Publicado em 22/04/2022

    889 visualizações

    0 comentário

  • Phyllomys sp

    Phyllomys é um dos gêneros mais diversos entre o grupo de roedores da família Echimyidae, (...)

    Publicado em 18/11/2021

    2104 visualizações

    0 comentário

  • Aglaoctenus lagotis

    A aranha Aglaoctenus lagotis é conhecida popularmente como aranha-de-funil por causa do formato (...)

    Publicado em 28/08/2023

    1438 visualizações

    0 comentário

  • Jibóia

    Publicado em 20/10/2019

    934 visualizações

    0 comentário

  • Dichotomius depressicollis

    O gênero Dichotomius pertence a subfamília Scarabaeinae, popularmente conhecidos como besouros (...)

    Publicado em 28/04/2019

    1282 visualizações

    0 comentário

  • Cigarrinha preta com manchas brancas

    Cigarrinha preta com manchas brancas registrada no dia 10 de outubro de 2021 na APA Aldeia (...)

    Publicado em 12/10/2021

    3271 visualizações

    0 comentário

  • Urbanus proteus

    Borboleta da espécie Urbanus proteus registrada no Parque Estadual de Dois Irmãos no dia 21 de (...)

    Publicado em 08/10/2022

    1438 visualizações

    0 comentário

  • Carcinus maenas

    Registro do momento de um abraço de guarda pré-copulatória da espécie de caranguejo Carcinus (...)

    Publicado em 13/07/2024

    1122 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa vespa

    Publicado em 11/06/2025

    1027 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-de-espinho Micrathena schreibersi

    Aranha-de-espinho da espécie Micrathena schreibersi registrada na Serra dos Cavalos, Caruaru, no (...)

    Publicado em 15/12/2021

    4393 visualizações

    0 comentário

  • Cigarrinha

    Publicado em 28/03/2021

    935 visualizações

    1 comentário

  • Sapo cururu

    Sapo cururu observado na Estação Ecológica de Tapacurá no dia 4 de setembro de 2025. Foto feita (...)

    Publicado em 19/09/2025

    920 visualizações

    0 comentário

1 ... 67 68 69 70 71 72 73 74 75 ... 136

Apoie o Portal