...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

Contribuições (2028)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Aranha d’água Gerridae

    As aranhas d’água, ou insetos-Jesus, como são popularmente conhecidos no Brasil, são insetos (...)

    Publicado em 28/12/2021

    3533 visualizações

    0 comentário

  • Hemiptera

    Fotografado nas proximidades de Vila de Nazaré - Cabo de Santo Agostinho. Ele anda, mas também (...)

    Publicado em 25/08/2020

    1139 visualizações

    0 comentário

  • Anartia jatrophae

    Espécies do gênero Anartia são borboletas neotropicais da subfamília Nymphalinae. São borboletas (...)

    Publicado em 04/05/2019

    2220 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Passalidae

    Besouro da família Passalidae fotografado dentro da galeria em um tronco em decomposição no solo (...)

    Publicado em 27/12/2021

    1111 visualizações

    0 comentário

  • Mosca Ptecticus

    Ptecticus é um gênero cosmopolita de moscas da família Stratiomyidae. São conhecidas popularmente (...)

    Publicado em 31/01/2020

    5685 visualizações

    0 comentário

  • Planária (verme terrestre)

    Planária terrestre encontrada entre gravetos no solo úmido próximo a um corpo (...)

    Publicado em 01/10/2018

    1262 visualizações

    0 comentário

  • Pica-pau-verde-barrado

    Pica-pau-verde-barrado observado na Praça da República, região central de Recife, no dia 27 de (...)

    Publicado em 28/07/2025

    1233 visualizações

    0 comentário

  • Zig-Zag

    Zig-Zag, Cabra Cega

    Publicado em 26/06/2020

    1194 visualizações

    0 comentário

  • Xira-branca

    Xira branca pertence ao gênero Haemulon. Essa da foto é de um juvenil de Haemulon parra. Esse (...)

    Publicado em 22/10/2024

    1185 visualizações

    0 comentário

  • Saira-pintor (Tangara fastuosa)

    Publicado em 13/08/2018

    980 visualizações

    0 comentário

  • Dryas iulia

    Borboleta da espécie Dryas iulia encontrada em um jardim na praia de Japaratinga, litoral norte (...)

    Publicado em 22/07/2021

    1071 visualizações

    0 comentário

  • Joaninha

    Uma joaninha ou um joaninho? Nunca saberemos. A única coisa que sei é que está cada dia mais (...)

    Publicado em 13/03/2025

    983 visualizações

    0 comentário

  • Rendeira

    Rendeira (Manacus manacus) registrada na APA Aldeia Beberibe no dia 22 de novembro de (...)

    Publicado em 23/11/2025

    681 visualizações

    0 comentário

  • Embuá pequeno

    Pequeno embuá de corpo mais achatado encontrado na calçada de uma casa localizada na APA Aldeia (...)

    Publicado em 29/11/2023

    1166 visualizações

    0 comentário

  • Boa constrictor

    A jiboia é uma espécie de serpente neotropical da família Boidae com grande distribuição (...)

    Publicado em 14/02/2019

    2204 visualizações

    0 comentário

  • Tico tico rei cinza

    O tico-tico-rei-cinza é um passarinho comum e abundante em regiões semi-áridas e bordas de (...)

    Publicado em 15/06/2025

    1111 visualizações

    0 comentário

  • Vira-pedras

    O vira-pedras é uma pequena ave migratória com área de reprodução circumpolar que se estende desde o (...)

    Publicado em 16/01/2026

    400 visualizações

    0 comentário

  • Leptophis ahaetulla

    Leptophis ahaetulla é uma espécie de serpente semi-arboricola com hábitos diurnos. Pode medir até (...)

    Publicado em 23/03/2020

    7622 visualizações

    0 comentário

  • Cantorchilus longirostris

    Publicado em 07/08/2018

    959 visualizações

    0 comentário

  • Arapaçu-rajado-do-nordeste

    O Xiphorhynchus atlanticus, conhecido como arapaçu-rajado-do-nordeste, é uma espécie de ave da (...)

    Publicado em 19/09/2026

    5 visualizações

    0 comentário

  • Gaivota

    Publicado em 03/09/2025

    720 visualizações

    0 comentário

  • Biguá

    Grupos de biguás empoleirados em um tronco no meio do Rio Capibaribe. Os biguás são aves de (...)

    Publicado em 14/01/2026

    470 visualizações

    0 comentário

  • Iguana

    Esta foto foi tirada por mim, hoje, dia 17 de novembro, em uma das ruas internas do condomínio (...)

    Publicado em 17/11/2019

    1004 visualizações

    1 comentário

  • Scinax x-signatus

    Publicado em 01/04/2019

    1041 visualizações

    0 comentário

  • Anelídeo Nereididae

    A família Nereididae é um dos táxons mais diversos e estudados de anelídeos poliquetas marinhos com (...)

    Publicado em 18/02/2024

    1265 visualizações

    0 comentário

  • Gavião-carijó

    Um pequeno gavião-carijó (Rupornis magnirostris) observado nas primeiras horas do dia 3 de maio, (...)

    Publicado em 24/05/2025

    1150 visualizações

    1 comentário

  • Calcinus tibicen

    Os ermitões são bem comuns em poças de marés na APA Costa dos Corais. Podem ser vistos durante a (...)

    Publicado em 21/10/2024

    970 visualizações

    0 comentário

  • Anêmona Bunodosoma sp.

    As anêmonas-do-mar estão entre os invertebrados mais resistentes dos ambientes marinhos (...)

    Publicado em 01/05/2021

    1696 visualizações

    1 comentário

  • Borboleta Synargis calyce

    Synargis calyce é uma pequena borboleta muito graciosa. Possui asas brancas com uma margem (...)

    Publicado em 10/07/2025

    1096 visualizações

    0 comentário

  • Echinanthera cephalomaculata

    A serpente Echinanthera cephalomaculata é bastante rara. O gênero Echinanthera abrange 6 espécies (...)

    Publicado em 28/09/2022

    1621 visualizações

    0 comentário

1 ... 47 48 49 50 51 52 53 54 55 ... 68

Apoie o Portal