...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

Contribuições (2028)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Verdelinhos

    Verdelinhos. (Dacnis cayana) (no alto) / Cyanerpes cyaneus (em baixo). Pequenos pássaros de cor (...)

    Publicado em 12/11/2017

    1133 visualizações

    0 comentário

  • Phyllodytes luteolus

    Phyllodytes luteolus registrada na APA Aldeia-Beberibe, no dia 25 de maio de 2019. Esta (...)

    Publicado em 13/10/2020

    1840 visualizações

    0 comentário

  • Chironius flavolineatus

    Serpente da espécie Chironius flavolineatus (Família Colubridae) registrada na beira de uma (...)

    Publicado em 11/06/2023

    4237 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-saltadora curiosa

    Aranha-saltadora que avistei quando visitei uma casa em Jardim São Paulo, em Recife. Quando me (...)

    Publicado em 04/04/2024

    982 visualizações

    0 comentário

  • Rolinha-fogo-apagou

    A rolinha-fogo-apagou (Columbina squammata) tem esse nome por causa do seu canto, que lembra (...)

    Publicado em 20/01/2025

    1264 visualizações

    0 comentário

  • Urubu-de-cabeça-amarela

    Urubu-de-cabeça-amarela observado na Estação Ecológica de Tapacurá no dia 9 de setembro de 2025. O (...)

    Publicado em 19/09/2025

    874 visualizações

    0 comentário

  • Garça branca

    A garça-branca é uma ave da família Ardeidae. É considerada uma espécie cosmopolita, característica (...)

    Publicado em 28/05/2019

    8650 visualizações

    1 comentário

  • Pteronotus gymnonotus

    Pteronotus gymnonotus

    Publicado em 13/11/2017

    1285 visualizações

    0 comentário

  • Coral de fogo

    A foto desta lindíssima colônia de coral-de-fogo (Millepora alcicornis) foi tirada em 11/01/2024, (...)

    Publicado em 25/02/2025

    1283 visualizações

    2 comentários

1 ... 33 34 35 36 37 38 39 40 41 ... 226

Apoie o Portal