...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

Contribuições (2028)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Polyplacophora

    Os quítons são moluscos muito diferenciados da Classe Polyplacophora. São achatados (...)

    Publicado em 12/04/2019

    3119 visualizações

    0 comentário

  • Águia serrana

    Nome vernáculo Águia serrana Nome Científico Geranoaetus melanoleucus (Vieillot, 1819) Nome (...)

    Publicado em 24/09/2018

    1546 visualizações

    1 comentário

  • Iguana

    Uma iguana encontrada no Parque dos Bilhares, área central de Manaus. Registro realizado no dia (...)

    Publicado em 14/07/2026

    120 visualizações

    0 comentário

  • Lepidoptera

    Taturana, também conhecida como tatarana ou lagarta-de-fogo, é o estágio larval (lagarta) de (...)

    Publicado em 03/07/2018

    1108 visualizações

    0 comentário

  • Charadrius semipalmatus

    Charadrius semipalmatus, conhecida popularmente como batuíra-de-bando, maçarico-semipalmado ou (...)

    Publicado em 03/02/2026

    671 visualizações

    0 comentário

  • Polistes goeldii

    Registro realizado em um fragmento de Mata Atlântica da APA Aldeia-Beberibe, no dia 15 de agosto (...)

    Publicado em 05/11/2020

    1188 visualizações

    0 comentário

  • Tangara palmarum

    Publicado em 07/08/2018

    856 visualizações

    0 comentário

  • Leptodactylus macrosternum

    Leptodactylus macrosternum é um espécie de anuro com ampla distribuição na America do Sul. Faz (...)

    Publicado em 26/08/2019

    1723 visualizações

    0 comentário

  • Pólipos de Montastraea cavernosa

    Esta foto mostra, em detalhes, um conjunto de pólipos de uma grande colônia de coral da espécie (...)

    Publicado em 25/04/2025

    1278 visualizações

    1 comentário

  • Aranha-lobo (Lycosa sp.)

    Aranha-lobo (também conhecida como aranha-de-jardim) registrada em Tamandaré, litoral sul de (...)

    Publicado em 05/05/2021

    1221 visualizações

    0 comentário

  • Ovos de gastropode marinho

    Capsulas de ovos do caramujo saquaritá. Registro realizado no dia 8 de dezembro de 2025 em (...)

    Publicado em 12/12/2025

    562 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-de-mandíbula-longa

    Se alimentam de moscas, mosquitos, pequenas mariposas, besouros, pulgões. Essa aranha foi (...)

    Publicado em 19/03/2025

    1007 visualizações

    0 comentário

  • Aranha

    Pachistopelma bromeliaca.

    Publicado em 08/07/2026

    131 visualizações

    0 comentário

  • Rhinella jimi

    Publicado em 11/11/2017

    1382 visualizações

    0 comentário

  • Macraspis festiva

    Registro realizado em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, no dia 13 de setembro de 2020. Este (...)

    Publicado em 14/09/2020

    2511 visualizações

    0 comentário

1 ... 59 60 61 62 63 64 65 66 67 ... 136

Apoie o Portal