...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2033)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Ratão do banhado

    Ratão do banhado, Myocastor coypus, na cidade de Higashi-Hiroshima, Japão. A espécie foi levada da (...)

    Publicado em 09/11/2017

    1456 visualizações

    0 comentário

  • Jandaias-coquinho

    Jandaias-coquinho

    Publicado em 11/10/2023

    1023 visualizações

    0 comentário

  • Grilo em Bromélia

    Grupo de grilos refugiados em bromélias, registro no Parque Natural Municipal Professor João (...)

    Publicado em 28/09/2022

    1127 visualizações

    0 comentário

  • Lesma céltica

    Onchidella celtica é uma pequena espécie de molusco gastropode da Ordem Systellommatophora (...)

    Publicado em 29/06/2024

    1138 visualizações

    0 comentário

  • Eurema albula

    Borboleta da espécie Eurema albula registrada na APA Aldeia Beberibe, Pernambuco, no dia 10 de (...)

    Publicado em 16/07/2021

    1328 visualizações

    0 comentário

  • Carcará

    Fiz essa foto do carcará, para comparar a foto anterior que publiquei aqui, feita no mesmo dia, (...)

    Publicado em 28/01/2026

    385 visualizações

    0 comentário

  • Besouro

    Chrysochus auratus.

    Publicado em 08/07/2026

    209 visualizações

    0 comentário

  • Sabiá no mangue

    Um sabiá (Turdus rufiventris) aproveitando a sombra do Manguezal Chico Science do Espaço Ciência (...)

    Publicado em 11/11/2021

    1154 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo do Mato

    Essa foto de hoje traz um Percevejo do Mato, muito comum aqui em Aldeia. Quando se vê ameaçado (...)

    Publicado em 13/06/2021

    2395 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta do gênero Caligo

    Borboleta do gênero Caligo observada na Estação Ecológica de Tapacurá no dia 2 de setembro de 2025. (...)

    Publicado em 23/10/2025

    821 visualizações

    0 comentário

  • Libélula grande vermelha

    Registro realizado no dia 4 de abril de 2025 na região central de Recife. Espécie de libélula (...)

    Publicado em 10/04/2025

    1181 visualizações

    0 comentário

  • Coral Mussismilia hartti

    Esta é uma espécie endêmica da fauna coralínea brasileira. Ela ocorre desde a costa do Estado do (...)

    Publicado em 13/01/2024

    1230 visualizações

    0 comentário

  • Besouros cospe-sangue

    Um casal de besouros cospe-sangue (Timarcha tenebricosa) registrado na beira de uma trilha na (...)

    Publié le 24/07/2024

    1117 vues

    0 commentaire

  • Macaco japones/grooming

    Macaco japones (Macaca fuscata) no parque de Jigokudani, Nagano, Japão

    Publicado em 03/09/2025

    895 visualizações

    0 comentário

  • Emboré de vidro

    O emboré de vidro (Coryphopterus glaucofraenum) é uma pequena espécie de peixe que vive em fundos (...)

    Publicado em 03/01/2025

    1054 visualizações

    0 comentário

  • Taturana

    Lagarta de lepidóptero Saturniidae. Aparentemente pode ser do gênero Leucanella (Leucanella (...)

    Publicado em 04/12/2017

    1741 visualizações

    0 comentário

  • Centopeia caseira

    Centopeia da ordem Scutigeromorpha (provavelmente do gênero Scutigera) encontrada debaixo de um (...)

    Publicado em 09/08/2026

    183 visualizações

    0 comentário

  • Wallengrenia spp

    Mais uma borboleta registrada nas restingas da APA Costa dos Corais, no mesmo inverno de 2025. (...)

    Publicado em 20/01/2026

    353 visualizações

    0 comentário

  • Bobó

    Bobó ou Peixe-Papagaio (Sparisoma spp) é conhecido como o jardineiro dos recifes. Se alimenta (...)

    Publicado em 19/02/2025

    1354 visualizações

    2 comentários

  • Caranguejo decorador

    O caranguejo-decorador (Microphrys bicornutus) possui esse nome porque ornamenta sua carapaça (...)

    Publicado em 26/01/2026

    368 visualizações

    2 comentários

  • Galathea squamifera jovem

    Indivíduo juvenil de Galathea squamifera registrado na praia de Kersiny, sul da Bretanha, no dia (...)

    Publié le 31/07/2024

    1007 vues

    0 commentaire

  • Tropidurus semitaeniatus

    Pequena espécie de lagarto com ampla distribuição no Nordeste do Brasil, notadamente na Caatinga. (...)

    Publicado em 13/01/2019

    1379 visualizações

    0 comentário

  • Artibeus obscurus

    Artibeus obscurus

    Publicado em 12/11/2017

    1492 visualizações

    0 comentário

  • Mantodea

    Espécime capturada na serrapilheira da Floresta Atlântica em Aldeia.

    Publicado em 23/12/2018

    1159 visualizações

    0 comentário

  • Sabiá-do-campo

    Mimus saturninus é uma espécie de ave passeriforme comum e abundante no Brasil, encontrada em (...)

    Publicado em 10/10/2019

    1225 visualizações

    0 comentário

  • Cassis tuberosa

    Molusco gastrópode de grande porte relativamente comum nos ambientes recifais de Pernambuco. (...)

    Publicado em 13/08/2018

    1712 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto

    Esta tarde de domingo foi mesmo espetacular, pois recebi aqui no terraço da minha casa em (...)

    Publicado em 05/07/2020

    2561 visualizações

    1 comentário

  • Bico-chato-amarelo

    O bico-chato-amarelo (Tolmomyias flaviventris) é um pequeno passeriforme da família Tyrannidae, (...)

    Publicado em 18/09/2026

    74 visualizações

    0 comentário

  • Carcará

    Carcará registrado no campus da UFRPE.

    Publicado em 05/02/2022

    921 visualizações

    0 comentário

  • Cutia

    Cutia, pequeno roedor típico das florestas brasileiras, podendo chegar a 50 cm e 5 quilos . Se (...)

    Publicado em 02/11/2023

    1259 visualizações

    0 comentário

1 ... 51 52 53 54 55 56 57 58 59 ... 68

Apoie o Portal