...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Lonchorhina aurita

    Lonchorhina aurita é uma espécie de morcego considerada insetívora, com relatos para o Brasil do (...)

    Publicado em 10/11/2017

    1450 visualizações

    0 comentário

  • Cobra cipó

    Cobra cipó da espécie Leptophis ahaetulla encontrada no Parque Estadual de Dois Irmãos no dia 17 (...)

    Publicado em 18/06/2025

    1229 visualizações

    0 comentário

  • Joaninha

    Encontrei essa joaninha no meu lençol que estava secando no varal. Eu fico tão feliz quando (...)

    Publicado em 11/04/2026

    193 visualizações

    0 comentário

  • Beija-flor-de-costas-violeta

    Beija-flor-de-costas-violeta, Thalurania watertonii, é outra espécie restrita à Mata Atlântica do (...)

    Publicado em 18/09/2026

    13 visualizações

    0 comentário

  • Formiga de veludo

    As formigas de veludo (velvet ants, em inglês), também conhecidas como formigas feiticeiras ou (...)

    Publicado em 07/09/2025

    1479 visualizações

    0 comentário

  • Besouro rinoceronte - Dynastinae

    Essa é uma fêmea de Strategus surinamensis Burmeister, 1847, um besouro da família Scarabaeidae, (...)

    Publicado em 01/04/2021

    4411 visualizações

    0 comentário

  • Cutia

    A foto desta Cutia foi mais um maravilhoso flagrante que eu tive o prazer de registrar, no (...)

    Publicado em 18/11/2019

    1386 visualizações

    0 comentário

  • Protopalythoa e Zoanthus

    Tanto Protopalythoa quanto Zooanthus são espécies de cnidários antozoários, os chamados corais (...)

    Publicado em 25/12/2025

    466 visualizações

    0 comentário

  • Mosca verde

    Mosca registrada em área urbana de Abreu e Lima.

    Publicado em 01/04/2021

    1791 visualizações

    0 comentário

  • Proceratophrys sp

    Sapinho escondido no folhiço de um boqueirão do Parque Estadual das Sete Passagens, município de (...)

    Publicado em 15/11/2017

    1088 visualizações

    0 comentário

  • Escorpião fluorescente

    Os escorpiões são animais fantásticos. Eles brilham no escuro! Esta foto, sem filtros e sem (...)

    Publicado em 16/03/2022

    4959 visualizações

    3 comentários

  • Marimbondo caçador

    O cavalo-do-cão é o nome genérico popular para um grupo de vespas parasitoides (Ordem Hymenoptera, (...)

    Publicado em 20/11/2018

    2254 visualizações

    0 comentário

  • Lagarta dos Citros

    A Lagarta dos Citros (Heraclides thoas brasiliensis) comumente se alimenta da plantas cítricas, (...)

    Publicado em 27/05/2020

    2455 visualizações

    1 comentário

  • Anfíbio cecília

    Anfíbio cecília da espécie Siphonops annulatus encontrado na Serra dos Cavalos, zona rural do (...)

    Publicado em 09/10/2023

    4199 visualizações

    0 comentário

  • Besouro marrom

    Esta espécie de besouro marrom, eu não sei dizer qual é, mas tem aparecido muitos deles aqui na (...)

    Publicado em 22/05/2021

    1497 visualizações

    0 comentário

  • Epinephelus adscensionis

    Conhecida popularmente como peixe-gato ou garoupa-pintada, Epinephelus adscensionis é uma (...)

    Publicado em 12/01/2019

    1623 visualizações

    0 comentário

  • Neritina virginea

    É uma espécie diminuta de gastropoda (caramujo) marinho, que vive em áreas próximas aos maguezais, (...)

    Publicado em 14/04/2025

    1267 visualizações

    0 comentário

  • Sapo cururu

    O sapo cururu (Rhinella jimi) é um anfíbio de grande porte de ocorrência comum e apresenta uma (...)

    Publicado em 13/11/2018

    8504 visualizações

    0 comentário

  • Cardume misto de peixes recifais

    Cardume misto de peixes recifais registrado na Praia do Cupe, Pernambuco. Na comunidade de (...)

    Publicado em 15/11/2019

    1412 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto Tropidacris sp.

    Um grande gafanhoto do gênero Tropidacris (Insecta, Orthoptera) fotografado no Vale do Catimbau, (...)

    Publicado em 11/11/2017

    1470 visualizações

    0 comentário

  • Haliclona (Soestella) caerulea

    Haliclona (Soestella) caerulea é uma das espécies de esponjas marinhas (Porifera) mais comuns do (...)

    Publicado em 18/11/2018

    1750 visualizações

    0 comentário

  • Chrysomus

    Ave (Chrysomus ruficapillus) observada sobre uma Baraúna (Schinopsis brasiliensis) em área de (...)

    Publicado em 29/05/2020

    874 visualizações

    0 comentário

  • Lagartas camufladas

    Detalhes de várias lagartas de Lepidoptera camufladas parecendo o próprio tronco onde estavam. (...)

    Publicado em 15/11/2017

    1504 visualizações

    0 comentário

  • Cobra-cipó, Oxybelis aeneus

    Oxybelis aeneus é uma serpente de porte médio da Familia Colubridae podendo medir até 180 (...)

    Publicado em 12/09/2021

    8334 visualizações

    0 comentário

  • Aranha saltadora (ou papa-mosca)

    Publicado em 25/07/2023

    1151 visualizações

    1 comentário

  • Aranha na teia (Trichonephila clavipes)

    Exemplar registrado em 13/08/2022 em área de borda de mata no Zoológico de Dois Irmãos. Espécie (...)

    Publicado em 13/10/2022

    4101 visualizações

    1 comentário

  • Formiga gigante

    Formiga gigante da espécie Dinoponera quadriceps encontrada em uma trilha no meio da Caatinga, (...)

    Publicado em 12/05/2025

    5714 visualizações

    1 comentário

  • Aranha camuflada - Araneae

    Aranha encontrada camuflada em tronco de árvore na mata atlântica.

    Publicado em 01/10/2018

    1042 visualizações

    0 comentário

  • Rhysida celeris

    Rhysida celeris é uma espécie de quilópode (Myriapoda, Scolopendromorpha) com ampla distribuição (...)

    Publicado em 20/04/2020

    11839 visualizações

    3 comentários

  • Brotogeris chiriri

    Espécie de periquito com ampla distribuição no Brasil. É conhecido popularmente como (...)

    Publicado em 08/10/2018

    1319 visualizações

    0 comentário

1 ... 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 68

Apoie o Portal