...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Mariposa

    Mariposa encontrada na Serra dos Cavalos, Caruaru, Pernambuco.

    Publicado em 28/09/2022

    853 visualizações

    0 comentário

  • Besouro

    Chrysochus auratus.

    Publicado em 08/07/2026

    150 visualizações

    0 comentário

  • Cascavel

    Cobra cascavel encontrada entre pedras na data 16/07/2026.

    Publicado em 16/07/2026

    130 visualizações

    0 comentário

  • Rendeira

    A rendeira (Manacus manacus) é um pequeno passeriforme, dispersora de sementes. É uma ave (...)

    Publicado em 19/08/2026

    98 visualizações

    0 comentário

  • Charadrius semipalmatus

    Charadrius semipalmatus, conhecida popularmente como batuíra-de-bando, maçarico-semipalmado ou (...)

    Publicado em 03/02/2026

    673 visualizações

    0 comentário

  • Fêmea de Chiroxiphia pareola

    O tangará-falso, ou tangará-principe (Chiroxiphia pareola) é um passarinho da família Pipridae (...)

    Publicado em 31/05/2020

    1099 visualizações

    0 comentário

  • Saí-azul

    Um saí-azul se banqueteando de sapoti maduro. Registro realizado no dia 26 de julho de 2026 na (...)

    Publicado em 27/07/2026

    132 visualizações

    0 comentário

  • Tangará-principe

    Tangará-principe macho observado em uma porção de mata da APA Aldeia Beberibe em meados de janeiro (...)

    Publicado em 15/08/2026

    102 visualizações

    1 comentário

  • Centopeia caseira

    Centopeia da ordem Scutigeromorpha (provavelmente do gênero Scutigera) encontrada debaixo de um (...)

    Publicado em 09/08/2026

    137 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta

    Foto 100% natural (sem filtro). Bairro: Cordeiro (zona oeste do Recife). Junho de (...)

    Publicado em 07/06/2020

    935 visualizações

    1 comentário

  • Abelha solitária Oxaea

    Abelha nativa sem ferrão do gênero Oxaea registrada na APA Aldeia Beberibe no dia 24 de junho de (...)

    Publicado em 28/06/2026

    151 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta olho-de-coruja

    Uma bela borboleta olho-de-coruja registrada na APA Aldeia Beberibe no dia 26 de julho de (...)

    Publicado em 28/07/2026

    133 visualizações

    0 comentário

  • Ameiva ameiva

    Lagarto com uma das maiores distribuições geográficas no Brasil. Conhecido como calango ou (...)

    Publicado em 13/11/2017

    1434 visualizações

    0 comentário

  • Holocentrus adscensionis

    Publicado em 09/11/2017

    1444 visualizações

    2 comentários

  • Iguana

    Esta foto foi tirada por mim, hoje, dia 17 de novembro, em uma das ruas internas do condomínio (...)

    Publicado em 17/11/2019

    1006 visualizações

    1 comentário

1 ... 42 43 44 45 46 47 48 49 50 ... 136

Apoie o Portal