...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Mata Atlântica

Mata Atlântica

A Mata Atlântica, antes do processo de colonização pelos europeus, era uma das maiores florestas tropicais do Mundo e no Brasil cobria originalmente uma area de 1.362.000 km2, equivalente a 16% do território nacional. A Mata Atlântica se estendia em uma larga faixa quase continua ao longo de todo o litoral Atlântico do Brasil, desde o estado do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Devido ao seu longo processo de isolamento biogeográfico, a Mata Atlântica se tornou uma importante região de endemismo. Uma grande proporção de espécies endêmicas já foi demonstrada para as plantas, aves, anfíbios e mamíferos. Estima-se que 32% das espécies de mamíferos presentes na Mata Atlântica são endêmicas, isto é, são apenas encontradas nesta região. A Mata Atlântica é, desta forma, considerada o segundo bioma mais rico em espécies de mamíferos, depois da Amazônia, mas possui uma quantidade relativamente maior de espécies (total e endêmicas), representando uma grande densidade de espécies, considerando o seu tamanho, menor que a Floresta Amazônica.

A Mata Atlântica é atualmente considerada como um dos 8 hotspots de biodiversidade mais importantes do Mundo, tanto por sua riqueza de espécies endêmicas como pelas ameaças que vem sofrendo por causa do desmatamento e processo de fragmentação de habitats. De fato, a Mata Atlântica é um dos biomas neotropicais mais degradados pela ação humana. Após cinco séculos de exploração de seus recursos, restam apenas 12 a 16% de sua cobertura original.

Em Pernambuco, areas de florestas cobrem uma superficie extremamente reduzida. De 1974 até os dias atuais, a Mata Atlântica ainda presente no litoral sul de Pernambuco, perdeu 60% de sua cobertura, a qual já era reduzida a vestígios de mata muito pequenos e isolados.

Contribuições (823)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Picapauzinho-de-Pernambuco

    Ave da Família Picidae. Seu nome científico é Picumnus pernambucensis. É uma espécie encontrada (...)

    Publicado em 02/12/2019

    1439 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto Proscopiidae

    Gafanhoto da Família Proscopiidae fotografado no Zoológico de Dois Irmãos, Recife. Esta família (...)

    Publicado em 01/12/2019

    2862 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta Pierella hyalinus

    Borboleta da espécie Pierella hyalinus fotografada em um fragmento de Mata Atlântica da APA (...)

    Publicado em 28/11/2019

    1185 visualizações

    0 comentário

  • Manacus manacus

    Manacus manacus é uma espécie de ave passeriforme da família Pipridae. É conhecida popularmente (...)

    Publicado em 23/11/2019

    3257 visualizações

    0 comentário

  • Cutia

    A foto desta Cutia foi mais um maravilhoso flagrante que eu tive o prazer de registrar, no (...)

    Publicado em 18/11/2019

    1467 visualizações

    0 comentário

  • Teíú

    Este foi mais um flagrante que eu consegui fazer no quintal da minha casa em Aldeia, um belo (...)

    Publicado em 18/11/2019

    1326 visualizações

    0 comentário

  • Iguana

    Esta foto foi tirada por mim, hoje, dia 17 de novembro, em uma das ruas internas do condomínio (...)

    Publicado em 17/11/2019

    1072 visualizações

    1 comentário

  • Aranha papa-moscas

    As aranhas papa-moscas, ou aranhas saltadoras, pertencem à família Salticidae. É um dos maiores (...)

    Publicado em 10/11/2019

    14863 visualizações

    2 comentários

  • Mariposa Epiplema incolorata

    Pequenina mariposa fotografada na borda de um fragmento de Mata Atlântica na região da APA (...)

    Publicado em 31/10/2019

    1355 visualizações

    1 comentário

1 ... 60 61 62 63 64 65 66 67 68 ... 92

Apoie o Portal