...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Sistema Costeiro-Marinho

Sistema Costeiro-Marinho

De acordo com o IBGE, o Sistema Costeiro-Marinho compreende oceanos, mares e a área marinha próxima do continente o qual forma a zona costeira [1]. No Brasil as areas costeiras e marinhas são consideradas como um complexo de ecossistemas. As areas costeiras são as franjas imediatamente conectadas com as areas terrestres. A area marinha (mar territorial) se estende por 12 milhas náuticas (22 km) de largura. Em Pernambuco a zona costeira possui aproximadamente 187 km de extensão, incluindo 21 municípios e é marcada pela presença de estuários com extensos manguezais e longas faixas e zonas de recifes de coral além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Os mangues estão relacionados diretamente com um tipo de vegetação arbóreo-arbustiva, que se desenvolve principalmente nos solos lamosos dos rios tropicais e subtropicais ao longo da zona de influência das marés. São caracterizados por uma baixa diversidade de espécies arbóreas, as quais possuem adaptações especiais para sobreviver em condições halófitas das águas estuarinas. O litoral de Pernambuco apresenta aproximadamente 161,38 km2 cobertos por áreas de manguezal [2]. Os manguezais acolhem uma grande diversidade de espécies animais. Em Pernambuco, por exemplo, já foram listadas 202 espécies de peixes relacionadas aos manguezais, sendo a maioria associadas a ambientes recifais [3].

Piscinas naturais em Tamandaré, PE

Os recifes de coral são ecossistemas complexos construídos diretamente por espécies de cnidários, os quais, com seus esqueletos de carbonato de cálcio, oferecem um substrato ideal para o crescimento e sobrevivência para as mais ricas comunidades de seres vivos da Terra. Entre os Estados de Pernambuco e Alagoas encontra-se o complexo recifal Tamandaré, uma das áreas de recifes de coral mais estudadas do Brasil [4]. Este complexo atualmente está inserido na APA Costa dos Corais, um dos maiores e mais importantes projetos de conservação de zonas costeiras do país.

Contribuições (543)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Caranguejo das rochas

    Caranguejo da espécie Mithrax hispidus observado na praia do Paiva no dia 21 de março de 2026. É (...)

    Publicado em 04/06/2026

    198 visualizações

    0 comentário

  • Moréia em uma poça de maré

    Publicado em 09/09/2020

    1017 visualizações

    0 comentário

  • Tamatião jovem

    Tamatião é uma ave com grande ocorrência nos manguezais do Brasil e m todo litoral brasileiro. (...)

    Publicado em 01/08/2024

    987 visualizações

    0 comentário

  • Budião banana

    Jovens de budião-banana (Scarus zelindae) se abrigando sobre coral-de-fogo (Millepora (...)

    Publicado em 08/08/2024

    976 visualizações

    0 comentário

  • Acanthurus coeruleus

    Acanthurus coeruleus é uma espécie de peixe da família Acanthuridae (Ordem Percifromes). A foto (...)

    Publicado em 18/01/2019

    1142 visualizações

    0 comentário

  • Budião cinza juvenil

    Um budião cinza juvenil registrado na praia de Tamandaré no dia 17 de janeiro de 2026. Durante (...)

    Publicado em 22/01/2026

    290 visualizações

    0 comentário

  • Eupolymnia nebulosa

    Eupolymnia nebulosa é um pequeno anelídeo poliqueta solitário e relativamente sedentário que pode (...)

    Publicado em 24/03/2024

    1388 visualizações

    0 comentário

  • Concha estrela das Índias-Ocidentais

    A Concha estrela das Índias-Ocidentais é um gastrópode da espécie Lithopoma tectum, pertencente a (...)

    Publicado em 30/03/2026

    211 visualizações

    0 comentário

  • Goniopsis cruentata

    «E o aratu, pra lá e pra cá...» O aratu é uma espécie de caranguejo comum nos mangues de Pernambuco, (...)

    Publicado em 31/05/2018

    1600 visualizações

    0 comentário

1 ... 40 41 42 43 44 45 46 47 48 ... 61

Apoie o Portal