...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

Contribuições (2028)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Brentidae

    Esse é um bretídeo muito carismático, pertencente ao gênero Brentus sp. São besouros com corpo muito (...)

    Publicado em 27/01/2022

    1482 visualizações

    0 comentário

  • Arlequim da mata - Acrocinus longimanus

    Arlequim da mata é uma espécie de besouro serra-pau, cujo nome científico é Acrocinus longimanus. (...)

    Publicado em 27/01/2022

    4397 visualizações

    0 comentário

  • Embuá Diplopoda

    Minúsculo embuá vivendo na casca de um tronco em decomposição. Local: Serra dos Cavalos, (...)

    Publicado em 25/01/2022

    1081 visualizações

    0 comentário

  • Tesourinha

    Tesourinhas são insetos da ordem Dermaptera. Esse foi encontrado dentro de um tronco em (...)

    Publicado em 25/01/2022

    1216 visualizações

    0 comentário

  • Sapo

    Sapo encontrado vivendo dentro de um tronco em decomposição. Espécie: Pristimantis ramagii (...)

    Publicado em 25/01/2022

    1003 visualizações

    0 comentário

  • Aranha

    Fotografada vivendo dentro de um tronco em decomposição. Serra dos Cavalos, Caruaru.

    Publicado em 20/01/2022

    990 visualizações

    0 comentário

  • Aranha tarântula

    Fotografada em toca embaixo do tronco em decomposição. Registro da Serra dos Cavalos, (...)

    Publicado em 20/01/2022

    836 visualizações

    0 comentário

  • Besouro tartaruga amarelo e preto

    Esse é o Besouro tartaruga pertencente a família Chysomelidae e subfamília Cassidinae. (...)

    Publicado em 20/01/2022

    1602 visualizações

    1 comentário

  • Besourinho Chrysomelidae

    Besouro da família Chrysomelidae registrado na Serra dos Cavalos, munícipio de Caruaru, (...)

    Publicado em 13/01/2022

    3652 visualizações

    1 comentário

  • Libélula Erythrodiplax fusca

    Erythrodiplax fusca é uma espécie de libélula relativamente pequena com grande distribuição (...)

    Publicado em 06/01/2022

    1483 visualizações

    0 comentário

  • Boana albomarginata

    Perereca Boana albomarginata fotografada no entardecer com a cor verde escuro, durante o dia a (...)

    Publicado em 04/01/2022

    1113 visualizações

    0 comentário

  • Boana albomarginata amarela

    Perereca Boana albomarginata fotografada no amanhecer com a cor amarelada, durante o dia a cor (...)

    Publicado em 04/01/2022

    2079 visualizações

    2 comentários

  • Libélula roxa

    Libélula (Odonata) fotografada sobre flores em um Brejo de Altitude nordestino, Serra dos (...)

    Publicado em 04/01/2022

    1751 visualizações

    0 comentário

  • Embuá gigante

    Embuá (Diplopoda) fotografado na Serra dos Cavalos, Caruaru.

    Publicado em 04/01/2022

    1425 visualizações

    0 comentário

  • Barata verde

    Barata comum em troncos em decomposição nos Brejos de Altitude nordestino, registro da Serra dos (...)

    Publicado em 04/01/2022

    2556 visualizações

    0 comentário

  • Tesourinha Dermaptera

    Tesourinha fotografada em tronco na Serra dos Cavalos, possivelmente em busca de presas. Pode (...)

    Publicado em 04/01/2022

    1383 visualizações

    0 comentário

  • Aranha camuflada

    Aranha registrada dentro de um tronco em decomposição no Parque Natural Municipal Professor João (...)

    Publicado em 04/01/2022

    1002 visualizações

    0 comentário

  • Sagui

    Sagui-de-tufos-brancos (Callithrix jacchus) registrado no campus da Universidade Federal Rural (...)

    Publicado em 04/01/2022

    1027 visualizações

    0 comentário

  • Acanthagrion gracile

    Pequena libélula da espécie Acanthagrion gracile (Zygoptera, Coenagrionidae) registrada na borda (...)

    Publicado em 04/01/2022

    1383 visualizações

    2 comentários

  • Libelula laranja

    Libélula de asas de cor laranja do gênero Perithemis pousada em um pequeno galho. Registro (...)

    Publicado em 31/12/2021

    3176 visualizações

    0 comentário

  • Aranha d’água Gerridae

    As aranhas d’água, ou insetos-Jesus, como são popularmente conhecidos no Brasil, são insetos (...)

    Publicado em 28/12/2021

    3533 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Rutelinae

    Besouro da subfamília Rutelinae encontrado dentro de um tronco em decomposição.

    Publicado em 27/12/2021

    1095 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Passalidae

    Besouro da família Passalidae fotografado dentro da galeria em um tronco em decomposição no solo (...)

    Publicado em 27/12/2021

    1111 visualizações

    0 comentário

  • Dendropsophus elegans

    Sapo fotografado na serapilheira úmida depois de uma noite de chuva. Local: Serra dos Cavalos, (...)

    Publicado em 27/12/2021

    1263 visualizações

    0 comentário

  • Formiga-onça

    Formiga? Na verdade trata-se de uma vespa sem asas. Essas vespas pertencem a família Mutillidae, (...)

    Publicado em 23/12/2021

    2341 visualizações

    0 comentário

  • Cobra Jararaca

    Esse é um filhote de cobra jararaca, espécie Bothrops jararaca. Essa espécie é muito perigosa, (...)

    Publicado em 23/12/2021

    13922 visualizações

    0 comentário

  • Sapo Rhinella crucifer

    Sapo da espécie Rhinella crucifer encontrado dentro de um tronco em decomposição.

    Publicado em 23/12/2021

    1124 visualizações

    0 comentário

  • Glaucis hirsutus

    Glaucis hirsutus (Trochilidae: Phaethornithinae) é uma espécie de beija-flor característica de (...)

    Publicado em 23/12/2021

    1320 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Tenebrionidae

    Besouro da família Tenebrionidae da espécie Nilio lanatus. Ao olhar para esse besouro você pensa (...)

    Publicado em 21/12/2021

    2705 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo

    Ato de cópula entre percevejos registrado no Brejo de Altitude, Serra dos Cavalos.

    Publicado em 21/12/2021

    1057 visualizações

    0 comentário

1 ... 35 36 37 38 39 40 41 42 43 ... 68

Apoie o Portal