...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Pica-pau branco

    Melanerpes candidus, conhecido como pica-pau-branco, é uma espécie encontrada em grande parte da (...)

    Publicado em 19/09/2026

    70 visualizações

    1 comentário

  • Diphthera festiva

    Diphthera festiva é uma mariposa amplamente distribuída na região neotropical. É conhecida (...)

    Publicado em 22/03/2020

    2505 visualizações

    0 comentário

  • Soldadinho-do-Araripe

    O soldadinho-do-Araripe é considerada uma das espécies de aves mais raras e ameaçadas do Mundo. A (...)

    Publicado em 17/08/2026

    188 visualizações

    1 comentário

  • Porites astreoides

    Porites astreoides é uma espécie de coral muito comum e abundante no litoral de Pernambuco. (...)

    Publicado em 24/10/2017

    1926 visualizações

    0 comentário

  • Sabiá-da-praia

    O sabiá-da-praia (Mimus gilvus) é um passeriforme da família Mimidae, conhecido por sua capacidade (...)

    Publicado em 18/09/2026

    67 visualizações

    0 comentário

  • Bornoleta Hesperiidae

    Borboletas são vistas abundantemente na APA Costa dos Corais, durante a floração das espécies da (...)

    Publicado em 20/01/2026

    406 visualizações

    0 comentário

  • Calopteryx virgo

    Calopteryx virgo é uma pequena espécie de libélula com cores metálicas vibrantes. Libélulas machos (...)

    Publié le 20/07/2024

    1251 vues

    0 commentaire

  • Aranha

    Aranha registrada na serrapilheira na Serra dos Cavalos, Caruaru, PE.

    Publicado em 17/10/2022

    1121 visualizações

    1 comentário

  • Peixe pedra

    No dia 16 de janeiro de 2026, avistamos esse peixe pedra, na praia do Paiva, (...)

    Publicado em 21/01/2026

    417 visualizações

    1 comentário

  • Borboleta Estaladeira (Hamadryas)

    Estas borboletas (Hamadryas sp.) mimetizam facilmente a coloração dos troncos das árvores de (...)

    Publicado em 29/05/2020

    1215 visualizações

    0 comentário

  • Socozinho

    Butorides striata é uma ave limícola da Família Ardeidae (Ordem Pelecaniformes). Esta espécie (...)

    Publicado em 24/10/2021

    1328 visualizações

    0 comentário

  • Peixinho azul

    «Continue a nadar, continue a nadar»... Não, este simpático peixinho azul não é da mesma espécie da (...)

    Publicado em 21/03/2025

    1692 visualizações

    1 comentário

  • Molusco Voluta ebraea

    Voluta ebraea é uma espécie de molusco gastrópode endêmica da costa brasileira, ocorrendo desde o (...)

    Publicado em 25/02/2026

    410 visualizações

    0 comentário

  • Coleópteros

    Coleópteros acasalando nos arredores de Serra Negra, Bezerros-PE

    Publicado em 14/11/2017

    1041 visualizações

    0 comentário

  • Hypothyris ninonia

    Borboleta da espécie Hypothyris ninonia registrada em Serra dos Cavalos, uma região de brejo de (...)

    Publicado em 08/08/2022

    1584 visualizações

    0 comentário

  • Peixinhos recifais

    Se você tiver a oportunidade de mergulhar em piscinas naturais em Tamandaré, provavelmente você (...)

    Publicado em 24/01/2026

    340 visualizações

    0 comentário

  • Ouriço de espinhos verdes

    Echinus esculentus é uma espécie de ouriço-do-mar encontrada em costas rochosas da Europa. É (...)

    Publicado em 08/09/2024

    1162 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta em formato de folha seca

    Borboleta da espécie Historia odius registrada no dia 9 de agosto na APA Aldeia (...)

    Publicado em 10/08/2026

    199 visualizações

    0 comentário

  • Lagarta verde e laranja

    Lagarta verde com cerdas laranjas registradas na borda de um remanescente de Brejo de Altitude (...)

    Publicado em 19/07/2022

    3103 visualizações

    0 comentário

  • Canário da terra

    Canário da terra registrado na APA Aldeia Beberibe no dia 21 de abril de 2026. Foi bem difícil (...)

    Publicado em 30/04/2026

    251 visualizações

    0 comentário

  • Besouro gorgulho

    Besouro gorgulho identificado por Boris B. Gênero Oxycorynus , família Belidae.

    Publicado em 12/03/2025

    1051 visualizações

    0 comentário

  • Boana crepitans

    Publicado em 11/11/2017

    1143 visualizações

    0 comentário

  • Macaco-pérola

    Entomacrodus vomerinus é o nome científico desse pequenino peixe, que vive em águas rasas no (...)

    Publicado em 11/12/2025

    588 visualizações

    0 comentário

  • Pequena mariposa camuflada

    Pode não parecer, mas esta pequena mariposa está muito bem camuflada. Aparentemente é uma espécie (...)

    Publicado em 20/11/2023

    1560 visualizações

    0 comentário

  • Aranha

    Fotografada vivendo dentro de um tronco em decomposição. Serra dos Cavalos, Caruaru.

    Publicado em 20/01/2022

    1059 visualizações

    0 comentário

  • Mergulhão pequeno Tachybaptus dominicus

    O mergulhão pequeno é uma ave aquática que apresenta uma grande distribuição geográfica, ocorrendo (...)

    Publicado em 14/01/2026

    477 visualizações

    0 comentário

  • Ophionereis reticulata

    Ophionereis reticulata é uma espécie de ofiúro com grande distribuição geográfica ocorrendo desde o (...)

    Publicado em 07/01/2025

    1245 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo-formiga Alydidae

    Não. Este inseto não é uma formiga. Observe novamente, com cuidado. As antenas são muito longas (...)

    Publicado em 01/02/2022

    2539 visualizações

    1 comentário

  • Mithraculus forceps

    Mithraculus forceps é uma espécie de caranguejo-aranha comum e abundante em recifes de coral em (...)

    Publicado em 24/04/2025

    1398 visualizações

    1 comentário

  • Vespinha parasitoide

    Pequena vespa parasitóide registrada no dia 26 de dezembro de 2022 na borda de uma porção de Mata (...)

    Publicado em 31/12/2022

    1181 visualizações

    0 comentário

1 ... 35 36 37 38 39 40 41 42 43 ... 69

Apoie o Portal