...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2032)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Aranha caranguejeira

    Espécime encontrado no fragmento de Mata Atlântica de Jaguaribe/Paulista em Pernambuco. No local (...)

    Publicado em 01/06/2018

    1141 visualizações

    0 comentário

  • Hamadryas amphinome

    Borboleta da espécie Hamadrya amphinome registrada pousada no tronco de um pé de sapoti na APA (...)

    Publicado em 27/06/2020

    2911 visualizações

    0 comentário

  • Rã amarela

    Esta bela rã apareceu aqui em casa em Aldeia. Não sei se é venenosa. Eu a chamei de Rã amarela, (...)

    Publicado em 07/08/2022

    6003 visualizações

    9 comentários

  • Gafanhoto verde

    Registro realizado na APA Aldeia Beberibe, no dia 18 de abril de 2020. Espécie ainda sem (...)

    Publicado em 01/10/2020

    1415 visualizações

    0 comentário

  • Gavião-carijó

    Um pequeno gavião-carijó (Rupornis magnirostris) observado nas primeiras horas do dia 3 de maio, (...)

    Publicado em 24/05/2025

    1223 visualizações

    1 comentário

  • Borboleta Estaladeira (Hamadryas)

    Estas borboletas (Hamadryas sp.) mimetizam facilmente a coloração dos troncos das árvores de (...)

    Publicado em 29/05/2020

    1209 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo camuflado

    Algumas espécies de caranguejos são especialistas da arte da camuflagem. Pode não parecer, mas (...)

    Publicado em 02/01/2025

    1085 visualizações

    0 comentário

  • Tubo de poliqueta

    Poliquetas são vermes aquáticos, na maioria marinhos. No centro da foto tem um tubo, feito por um (...)

    Publicado em 09/01/2026

    580 visualizações

    0 comentário

  • Cupim «aleluia»

    Pequeno cupim voador já sem suas asas. Foto registrada logo após uma revoada de cupins, no dia 19 (...)

    Publicado em 04/05/2020

    1158 visualizações

    0 comentário

  • Mosca Hermetia

    Hermetia é um gênero de moscas da família Stratiomyidae. Espécies deste gênero, notadamente Hermetia (...)

    Publicado em 31/01/2020

    1592 visualizações

    2 comentários

  • Timbu

    O Didelphis albiventris é um marsupial da família Didelphidae. Em Recife é popularmente conhecido (...)

    Publicado em 13/02/2019

    42980 visualizações

    43 comentários

  • Glaucis hirsutus

    Glaucis hirsutus (Trochilidae: Phaethornithinae) é uma espécie de beija-flor característica de (...)

    Publicado em 23/12/2021

    1393 visualizações

    0 comentário

  • Tropidurus semitaeniatus

    Tropidurus semitaeniatus é um pequeno lagarto que possui ampla distribuição na Caatinga, (...)

    Publicado em 28/10/2017

    2035 visualizações

    0 comentário

  • Tanajura

    As tanajuras, ou formigas iça, são formigas cortadeiras (Gênero Atta) e estão distribuídas (...)

    Publicado em 31/03/2019

    4719 visualizações

    1 comentário

  • Mosquinha Asilidae

    Mosquinha Asilidae registrada na APA Aldeia Beberibe no dia 1 de janeiro de 2022. Foi uma das (...)

    Publicado em 02/01/2023

    1370 visualizações

    0 comentário

  • Ameivula ocellifera

    Ameivula ocellifera é uma pequena espécie de lagarto com características pintas azuis ao longo do (...)

    Publicado em 05/11/2017

    1797 visualizações

    0 comentário

  • Cracas

    Colônia de cracas do gênero Chthamalus. Cracas são crustáceos sésseis altamente modificados da (...)

    Publicado em 20/07/2019

    7778 visualizações

    1 comentário

  • Sagui

    Um sagui (Callithrix jacchus) bem curioso, fotografado em um coqueiro no Forte de Tamandaré, (...)

    Publicado em 12/11/2017

    3494 visualizações

    2 comentários

  • Troglodytes musculus

    A corruíra é um pequeno passarinho da Família Troglodytidae. Ocorre em praticamente toda a America (...)

    Publicado em 09/09/2020

    1563 visualizações

    1 comentário

  • Falsa-barata-do-coqueiro

    Pequeno escaravelho vermelho que achei no quintal de casa. Batizei ele de Josué e tô tentando (...)

    Publicado em 08/10/2020

    12143 visualizações

    5 comentários

  • Formiga-onça

    Este inseto se parece com uma formiga mas é uma vespa sem asas. São conhecidas popularmente como (...)

    Publicado em 17/03/2019

    6234 visualizações

    3 comentários

  • Ameiva ameiva

    Ameiva ameiva é uma espécie de lagarto com uma grande distribuição geográfica na America do Sul, (...)

    Publicado em 24/05/2019

    7066 visualizações

    2 comentários

  • Gafanhoto

    Esse baby pousou na minha perna enquanto eu estava na rede, aqui em casa. Ele pulou para longe (...)

    Publicado em 07/05/2025

    1230 visualizações

    2 comentários

  • Typhedanus sp

    Lepidoptera, Família Hesperiidae. A maioria das espécies de Hesperiidae é de tamanho pequeno, com (...)

    Publicado em 02/12/2017

    1620 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta-olho-de-pavão (Junonia evarete)

    Junonia evarete é uma borboleta com grande distribuição geográfica, ocorrendo desde o sul dos (...)

    Publicado em 13/10/2026

    37 visualizações

    0 comentário

  • João-de-barro (Furnarius rufus)

    João-de-barro construindo sua casinha em cima de um poste de iluminação pública, no Parque Tingui, (...)

    Publicado em 24/09/2026

    77 visualizações

    0 comentário

  • Peixes recifais

    Há muitas espécies de peixes recifais na APA Costa dos Corais e podem ser vistos nas piscinas (...)

    Publicado em 27/04/2025

    1043 visualizações

    0 comentário

  • Lytechinus variegatus

    Espécie de ouriço-do-mar registrada em uma piscina natural de Tamandaré, litoral sul de (...)

    Publicado em 07/01/2020

    2629 visualizações

    0 comentário

  • Botryllus schlosseri verde

    Uma pequena colônia de Botryllus schlosseri ocupando a superfície de uma alga. Cada círculo é (...)

    Publicado em 26/02/2025

    1063 visualizações

    1 comentário

  • Louva-a-Deus (Phasmidea)

    Esta espécie costuma ser atraída pelas luzes noturnas das residências rurais durante o período (...)

    Publicado em 29/05/2020

    1088 visualizações

    0 comentário

1 2 3 4 5 6 7 8 9 ... 68

Apoie o Portal