...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

Contribuições (2028)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Besouro rinoceronte (Strategus sp)

    Este besouro pertence a família Melolonthidae (Dynastinae: Oryctini), do gênero Strategus. Os (...)

    Publicado em 06/09/2022

    2373 visualizações

    0 comentário

  • Lagartixa-de-pedra Phyllopezus

    Um lagarto do gênero Phyllopezus encontrado em área de Caatinga em Carnaubiera da Penha, sertão (...)

    Publicado em 05/08/2026

    193 visualizações

    0 comentário

  • Grupo de Sparisoma axillare juvenis

    Sparisoma axillare é uma espécie de peixe da família Scaridae. São conhecidos popularmente como (...)

    Publicado em 06/03/2020

    1993 visualizações

    0 comentário

  • Barata preta

    Barata preta encontrada sob uma rocha próximo a um açude na região rural de Carnaubeira da Penha, (...)

    Publicado em 12/07/2022

    5354 visualizações

    1 comentário

  • Aranha na teia (Trichonephila clavipes)

    Exemplar registrado em 13/08/2022 em área de borda de mata no Zoológico de Dois Irmãos. Espécie (...)

    Publicado em 13/10/2022

    4095 visualizações

    1 comentário

  • Estrela do mar

    A estrela-do-mar Astropecten marginatus é uma espécie bem comum no litoral brasileiro. Em (...)

    Publicado em 07/01/2025

    1328 visualizações

    0 comentário

  • Pristimantis ramagii

    Pristimantis ramagii é uma pequena espécie de perereca que vive no folhiço de florestas primárias (...)

    Publicado em 19/08/2020

    1615 visualizações

    0 comentário

  • Vespa azul

    Vespa em um riacho no campus da UFRPE.

    Publicado em 05/02/2022

    889 visualizações

    0 comentário

  • Physalia physalis

    A caravela-portuguesa é uma espécie de Cnidaria cosmopolita. Pertence a Classe Hydrozoa e a Ordem (...)

    Publicado em 26/11/2017

    4802 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo chama-maré

    Pequeno caranguejo do gênero Uca (Decapoda, Ocypodidae). Existem atualmente dez espécies deste (...)

    Publicado em 13/05/2018

    1111 visualizações

    0 comentário

  • Marimbondo chumbinho

    Um marimbondo-chumbinho observado visitando flores de uma árvore no Pontal da Santa Cruz, em (...)

    Publicado em 10/12/2025

    883 visualizações

    0 comentário

  • Besouro envernizado

    Um coleoptero, possivelmente da espécie Odontotaenius disjunctus, conhecido como besouro do (...)

    Publicado em 05/04/2025

    1252 visualizações

    1 comentário

  • Alevinos

    Alevinos é o nome dado para os peixes recém-nascidos, recém eclodido dos ovos. Pode passar (...)

    Publicado em 27/04/2025

    916 visualizações

    0 comentário

  • Peixe-borboleta-listrado

    O peixe-borboleta-listrado, Chaetodon striatus, é uma espécie que ocorre em todo (...)

    Publicado em 09/12/2025

    572 visualizações

    0 comentário

  • Ariramba de cauda ruiva

    Uma fêmea de Ariramba de cauda ruiva

    Publicado em 10/06/2026

    170 visualizações

    1 comentário

  • Tachina grossa

    Tachina grossa é a maior mosca da Europa, podendo medir entre 15 e 18 mm. É uma espécie (...)

    Publié le 15/08/2024

    1241 vues

    0 commentaire

  • Calango de cabeça verde

    Um calango da espécie Ameiva ameiva registrado na APA Aldeia Beberibe, no dia 6 de junho de (...)

    Publicado em 06/07/2025

    905 visualizações

    0 comentário

  • Cegonha

    Na torre de uma igreja de uma cidade espanhola, um ninho de cegonha.

    Publicado em 20/11/2017

    1057 visualizações

    0 comentário

  • Three little birds

    Três espécies de passarinhos em uma foto só. Da esquerda para a direita: saí azul, cambacica e (...)

    Publicado em 25/07/2025

    871 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto acrobata

    Encontrei esse gafanhoto realizando esse comportamento em um Brejo de Altitude de Pernambuco. (...)

    Publicado em 18/10/2022

    1266 visualizações

    0 comentário

  • Besouro preto com manchas amarelas

    Besouro serra pau, provavelmente da espécie Taeniotes monnei, registrado na APA Aldeia Beberibe (...)

    Publicado em 25/06/2025

    1641 visualizações

    0 comentário

  • Aricoris campestris

    Aricoris campestris é uma pequena espécie de borboleta muito ativa, característica de ambientes (...)

    Publicado em 19/05/2021

    1344 visualizações

    0 comentário

  • Aranha papa-moscas Amycus

    Aranha papa-moscas (Araneae: Salticidae) do gênero Amycus registrada passeando e pulando entre (...)

    Publicado em 18/06/2020

    2135 visualizações

    1 comentário

  • Maria-farinha ovada

    A maria-farinha é um pequeno caranguejo bastante comum em praias arenosas, ocorrendo em (...)

    Publicado em 05/01/2025

    2057 visualizações

    0 comentário

  • Diplopoda

    Os diplópodes são curiosos por serem importantes para a serapilheira em Mata Atlântica, possuindo (...)

    Publicado em 12/03/2019

    1698 visualizações

    0 comentário

  • Embuá

    Os embuás, ou piolhos-de-cobra, são artrópodes pertencentes a classe Diplopoda (milípedes). Com (...)

    Publicado em 17/12/2017

    12413 visualizações

    3 comentários

  • Besouro verde metálico

    Besouro verde metálico, provavelmente da espécie Canthon staigi, encontrado na Reserva Biológica (...)

    Publicado em 04/06/2025

    2835 visualizações

    0 comentário

  • Aranha papa-mosca

    Aranha saltadora da espécie Frigga cf. coronigera (identificada por Alexandre S. Michelotto) (...)

    Publicado em 04/05/2020

    2953 visualizações

    0 comentário

  • Taturana Cruela

    Esta lagarta de mariposa parece que está usando um casado de pele. Por isso que eu a chamei de (...)

    Publicado em 18/08/2025

    1383 visualizações

    0 comentário

  • Vespa caribenha

    Vespa da espécie Dielis dorsata observada visitando pequenas flores em uma área de restinga na (...)

    Publicado em 30/04/2025

    1392 visualizações

    1 comentário

1 2 3 4 5 6 7 8 9 ... 68

Apoie o Portal