...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Filogenia

Filogenia

De acordo com Charles Darwin, a evolução poderia ser definida como descendência com modificação. O ordenamento natural dos seres vivos deveria, então, refletir diretamente a genealogia, isto é, as relações de parentesco (ancestralidade, descendência) entre os seres vivos. Atualmente, a classificação filogenética é a única que fornece um arcabouço teórico e metodológico robusto capaz de propor hipóteses testáveis para a reconstrução da história da vida, notadamente através de cladogramas, representações gráficas que facilitam a compreensão das relações de parentesco entre os grupos taxonômicos.

Os grupos taxonômicos (clados) presentes no Portal de Zoologia seguem as evidências e consensos mais recentes quanto a filogenia de metazoários [1]. Você pode navegar e encontrar um filo de interesse através do menu «Categorias > Filogenia» ao lado (->) ou acessar o link Filogenia no menu «Explorar» na parte inferior de todas as páginas do site.

O sistema de publicação do Portal de Zoologia de Pernambuco é baseado em duas categorias editoriais básicas: os artigos e as sessões. Em um sistema de classificação taxonômica, as sessões poderiam ser comparadas a grupos taxonômicos (clados) que são identificados por uma série de caracteres compartilhados (sinapomorfias) por todos os integrantes do grupo e o seu ancestral comum (grupo monofilético). Os artigos são as unidades evolutivas básicas, isto é, as espécies. As espécies, no caso do Portal de Zoologia, são registradas pelos usuários do site. Para adaptar uma árvore da vida a este sistema de publicação em que considera sessões dentro de sessões (sessões=clados), considera-se que dentro de uma sessão sempre devem existir diretamente duas outras sessões, respeitando um dos princípios básicos da evolução biológica, o da divisão de uma linhagem em outras duas.

Veja por exemplo, na figura abaixo, como os diferentes clados de animais deuterostômios são organizados hierarquicamente no sistema do Portal de Zoologia (a esquerda) e como eles poderiam ser representados em um cladograma (a direita). Para você, qual a opção que melhor representa as relações de parentesco entre os grupos?

O nó inicial da Árvore da Vida (ou Árvore Filogenética) apresenta duas ramificações. Uma delas é obviamente a dos metazoários, foco do Portal de Zoologia. A outra linhagem é o grupo irmão dos metazoários, os coanoflagelados (Choanoflagellata). Desta forma, o atual nó, chamado de «Filogenia», poderia ser chamado de «Choanimalia» [2] ou Choanozoa.

A radiação inicial dos metazoários no Portal de Zoologia de Pernambuco segue a classificação proposta por Claus Nielsen (Metazoa=Porifera+Eumetazoa) [3].

Contribuições (2028)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Tityus brazilae

    Tityus braziliae é uma espécie de escorpião característica de florestas ombrófilas, presente em (...)

    Publicado em 11/12/2021

    1646 visualizações

    2 comentários

  • Papa-moscas?

    Parece ser uma Papa-moscas mas não consigo identificar a espécie. Algum palpite?

    Publicado em 28/10/2020

    1360 visualizações

    1 comentário

  • Filhote de salamandra

    Um filhote de salamandra de fogo (Salamandra salamandra) registrada na floresta de Keroual, (...)

    Publicado em 13/10/2024

    1277 visualizações

    0 comentário

  • Botryllus schlosseri verde

    Uma pequena colônia de Botryllus schlosseri ocupando a superfície de uma alga. Cada círculo é (...)

    Publicado em 26/02/2025

    967 visualizações

    1 comentário

  • Eristalis intricaria

    Mosca da espécie Eristalis intricaria registrada em uma trilha na borda de falésias em (...)

    Publicado em 22/05/2024

    1175 visualizações

    0 comentário

  • Mangangá

    Mangangá fazendo seu trabalho em uma flor de maracujá.

    Publicado em 15/03/2021

    1012 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo de olhos vermelhos

    Pequeno percevejo de corpo delgado e olhos vermelhos observado em um arbusto na borda de um (...)

    Publicado em 30/11/2025

    627 visualizações

    0 comentário

  • Donzela-fluorescente

    Conhecida como donzela fluorescente, Microspathodon chrysurus, tem esse nome por conta da (...)

    Publicado em 11/12/2025

    522 visualizações

    0 comentário

  • Anartia jatrophae

    Anartia jatrophae é uma borboleta fácil de ser observada, princpalmente porque gosta de sair para (...)

    Publicado em 06/12/2025

    589 visualizações

    0 comentário

  • Peixe-morcego

    O peixe-morcego (nome científico: Ogcocephalus vespertilio) é um peixe encontrado próximos aos (...)

    Publicado em 02/04/2024

    1361 visualizações

    0 comentário

  • Carcará

    Fiz essa foto do carcará, para comparar a foto anterior que publiquei aqui, feita no mesmo dia, (...)

    Publicado em 28/01/2026

    323 visualizações

    0 comentário

  • Rhinella granulosa

    Publicado em 11/11/2017

    1035 visualizações

    0 comentário

  • Polyplacophora

    Os quítons são moluscos muito diferenciados da Classe Polyplacophora. São achatados (...)

    Publicado em 12/04/2019

    3119 visualizações

    0 comentário

  • Tuim comendo o fruto de um facheiro

    Tuim (Forpus xanthopterygius) se alimentando de um fruto do facheiro, planta típica da Caatinga. (...)

    Publicado em 24/09/2021

    1027 visualizações

    0 comentário

  • Cosmosoma auge

    Mariposa-vespa escarlate encontrada num prédio residencial no centro da cidade de Tatuí, acho que (...)

    Publicado em 22/01/2024

    953 visualizações

    0 comentário

  • Quero-quero

    Quero-quero observado em uma margem do Rio Capibaribe. Registro realizado no dia 10 de janeiro (...)

    Publicado em 25/01/2026

    212 visualizações

    0 comentário

  • Lesmas marinhas Spurilla braziliana

    Duas lesmas marinhas da espécie Spurilla braziliana encontradas na praia de Gaibu, litoral sul (...)

    Publicado em 01/09/2026

    110 visualizações

    0 comentário

  • Garça branca pequena (Egretta thula)

    Publicado em 22/02/2023

    1019 visualizações

    0 comentário

  • Macaco-pérola

    Entomacrodus vomerinus é o nome científico desse pequenino peixe, que vive em águas rasas no (...)

    Publicado em 11/12/2025

    531 visualizações

    0 comentário

  • Trachylepis atlantica

    Trachylepis atlantica é uma pequena espécie de lagarto endêmica de Fernando de Noronha. É a (...)

    Publicado em 06/11/2017

    1705 visualizações

    0 comentário

  • Rhinella jimi

    Esta espécie pertencente à família Bufonidae é incrivelmente adaptada ao ambiente antropizado, (...)

    Publicado em 01/08/2019

    1216 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-de-prata

    Aranha-de-prata registrada na área urbana de Abreu e Lima no dia 03 de maio de (...)

    Publicado em 04/05/2020

    1221 visualizações

    2 comentários

  • Teiú

    Um dos maiores lagartos da Caatinga. O Teiu ou Tejú costuma habitar áreas de mata de galeria, (...)

    Publicado em 29/05/2020

    1152 visualizações

    0 comentário

  • Batuíra-de-bando

    Batuíra-de-bando, Charadrius semipalmatus, é a espécie de ave mgratória mais comum e mais fácil de (...)

    Publicado em 16/11/2025

    560 visualizações

    0 comentário

  • Frieseomelitta doederleini

    Frieseomelitta doederleini é uma pequena espécie de abelha sem ferrão endêmica da Caatinga. É (...)

    Publicado em 24/04/2022

    2643 visualizações

    2 comentários

  • Besouro perto de um pente

    Opa pessoal, esse besouro caiu de um lugar bem alto na minha frente, não sei como ele não morreu. (...)

    Publicado em 20/02/2024

    1265 visualizações

    3 comentários

  • Butorides striata

    Socozinho observado no campus da Universidade Federal de Pernambuco no dia 24 de setembro de (...)

    Publicado em 07/10/2025

    697 visualizações

    0 comentário

  • Anêmona

    Existem algumas espécies de anêmonas na APA Costa dos Corais. A anêmona-carpete-dos-recifes não (...)

    Publicado em 25/10/2024

    988 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa vespa

    Publicado em 05/08/2024

    930 visualizações

    0 comentário

  • Chiroptera

    Morcego avistado em residência rural, na Fazenda Folha Míuda, Floresta - PE, em (...)

    Publicado em 29/05/2020

    1248 visualizações

    0 comentário

1 ... 34 35 36 37 38 39 40 41 42 ... 68

Apoie o Portal